Palácio da Liberdade


O Palácio da Liberdade, situado na Rua Barão do Rio Branco-395, já foi o Palácio do Governo e atualmente é a sede do Museu da Imagem e do Som. Essa edificação é um dos bens tombados pelo Estado do Paraná.

Das poucas edificações oitocentistas que restaram na antiga Rua da Liberdade destaca-se, pela sua arquitetura, o prédio que sediou por muitos anos o governo do Paraná. Construído no último quartel do século XIX, entre os anos de 1870 e 1890, pelo engenheiro de origem italiana Ernesto Gaita para seu colega de profissão Ignácio Weiss, a quem se atribui participação na concepção do projeto. Foi adquirido em 1890, juntamente com seu mobiliário, pela Fazenda nacional, passando à propriedade definitiva do Estado, que ali teve sua sede governamental de 1892 a 1938. Após esta data ali, se instalou e permaneceu durante mais de trinta anos a Secretaria do Interior e Justiça.
Assim como as demais obras de Ernesto Gaita, segue essa casa o ecletismo de gramática neoclássica greco-romana. Sua implantação, no alinhamento da testada mas afastada dos demais limites do terreno, e seu porte monumental expressam um partido arquitetônico presente, na época, apenas nas edificações mais nobres da cidade.
O acesso principal faz-se por uma porta central, mas lateralmente há dois portões, dispostos nas extremidades da fachada, sendo que o da direita dá para uma galeria, em arcas, abertas para o quintal. Ladeiam a porta principal e a separam dos portões laterais duas séries de três janelas. A fachada do pavimento superior, originalmente, era perfeitamente simétrica, formada por um conjunto de três portas dispostas entre dois pares de janelas. Atualmente, porém como resultado de uma das inúmeras modificações sofridas pelo monumento, o lado direito do andar superior estende-se pela galeria, ampliando para três os vãos de janelas e rompendo, dessa forma, a simetria da composição. O elemento de destaque da fachada é o balcão de guarda-corpo abalaustrado sustentado por quatro modilhões, para o qual se abre o conjunto de três portas do andar superior. Seguindo a linha da arquitetura neoclássica, o arremate superior do monumento é uma platibanda, sublinhada por cimalha, vazada por balaustres de massa – similares aos do balcão – e ornamentada por jarros do mesmo material. O parâmetro das paredes externas possui revestimento a bossagem. Todos os vãos externos são arco pleno, possuindo as janelas do sobrado sobreverga em frontão curvo e a do térreo chave de arco ornamentada com “máscara” de figura humana. Quatro colunas de ordem coríntia balizam o conjunto das três portas contribuindo para conferir caráter nobre ao edifício.
Fonte: http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/

O Museu da Imagem e do Som (MIS) tem como principal finalidade preservar e conservar a memória audiovisual do Paraná. O MIS-PR foi criado em fevereiro de 1969, pela Portaria 682/69 e é o segundo mais antigo do país. O edifício sede, construído em 1890, é Patrimônio Histórico e Cultural tombado pelo Estado em 20 de junho de 1977.

Possui um acervo de discos, fitas de áudio, filmes, fotografias e publicações relacionadas. Este acervo tem mais de um milhão de itens como discos em vinil, fotografias, negativos fotográficos de acetato e em suporte de base de vidro, depoimentos, fitas de áudio, fitas cassete, documentos, filmes (em 8, 16 e 35mm, VHS e DVD) ; mais de cem (100) equipamentos como rádios, radiolas, moviolas, câmeras fotográficas, projetores e uma biblioteca com mais de 2000 itens como livros e periódicos sobre cinema, fotografia, memória e áreas afins.
Mais informações sobre o MIS no link http://www.mis.pr.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas