Aves do Passeio Público
Há tempos vinha pensando em fazer um incursão pelo Passeio Público, um local que era o zoológico de Curitiba e que fascinava as crianças e adultos com seus felinos, ursos e macacos de várias espécies.
Hoje em dia, o a Passeio possui apenas as aves, peixes e répteis. Mas continua sendo muito freqüentado pelas pessoas que querem fazer caminhadas, frequentar a feira de orgânicos aos sábados, ver pessoas ou levar os filhos para brincar no parquinho.
Fotografei essas aves na minha circulada por lá. Dois casais de araras trocavam beijos escandalosos, enquanto a Gralha Azul, altiva, apenas observava.
A gralha-azul é o principal
animal disseminador da araucária uma vez que, durante outono, quando as
araucárias frutificam, bandos de gralhas laboriosamente estocam os pinhões para
se alimentar.
Neste processo, as
gralhas-azuis encravam fortemente os pinhões no solo ou em troncos caídos no
solo, já em processo de putrefação, ou mesmo nas partes aéreas de raízes nas
mesmas condições, local propício para a formação de uma nova árvore.
Washington, recomendo fotografar a Ilha da Ilusão, que foi sede, em 20 de agosto de 1911, da "coroação" de Emiliano Perneta como o "Príncipe dos Poetas Paranaenses"
ResponderExcluirMarcelo, essa Ilha da Ilusão é aquela que hoje encontra-se fechada, ligada ao "continente" por aquela ponte suspensa? De onde ficava o saudoso "Lá no Pasquale", avistei nessa ilha um busto e fiz uma foto. Perguntei ao garçom quem era a pessoa representada pelo busto, mas ele não soube dizer.
ExcluirWashington, é ela mesma. E o busto lá existente retrata o Emiliano Perneta. Também o "trono de pedra" está próximo. Lembro-me que antigamente havia um monjolo na ilha. Talvez a administração do parque permita o seu registro fotográfico.
ResponderExcluirMuito legal! Vou tentar o acesso. Obrigado pela informação.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVale lembrar que no passeio publico moram também alguns mamíferos como macacos e cotias. Com relação as aves, nessa época é bastante interessante observar o período reprodutivo das garças nas árvores do passeio. Da janela do meu apartamento (em frente ao passeio) é possível acompanhar diversas famílias se formando nos ninhos, mas mesmo dali de baixo, ao lado do posto da polícia, da pra ver alguns ninhos com as mamães garças e seus pequenos e agitados filhotes. E, claro, não poderia deixar de te parabenizar pelas fotos. Não perco de jeito nenhum suas postagens... Abraços
ResponderExcluirOI Souza. Acho que é um privilégio morar de frete para o Passeio, uma espécie de oásis da cidade.
ExcluirNão sabia que ainda há macacos no Passeio. Legal!
Obrigado por acompanhar o blog.