domingo, 16 de setembro de 2012

De Cor e Salteado - Jambalaya






Estive na última edição do "De Cor e Salteado" do Estofaria e nesse mês o tema é "American Food". A aula da última quata-feira foi comandada pelo chef da Bella Banoffi Felipe Mulado.
Ele preparou uma sopa bicolor de abóbora/manga e batata doce, que depois de montadas, levam fitas de coco. Ingredientes como folhas de lima Kaffir, pimenta cayenne, curry e leite de coco dão o toque exótico. Por serem cremes consistentes, usando duas conchas, as sopas não se misturam na tigela e esse é o grande truque, pois no final temos três sopas. Duas que podem ser tomadas separadamente e a terceira, que é a mistura das duas na colher. Muito bom!

O outro prato, típico de Nova Orleans, foi o Jambalaya.
Jambalaya é uma espécie de paella típica de Nova Orleans, talvez exemplo da contribuição que a cultura espanhola acrescentou à cultura negra da Louisiana, em que os principais ingredientes são - além do típico arroz - frango, presunto cru, lagostins e muita pimenta: pimenta-do reino moída, curry e cayena também moída.
A cozinha cajun-creole tem a marca da história da região pela presença de diferentes povos e culturas. O jambalaya pode ser feito na versão creole (com tomate), ou red jambalaya, e no estilo cajun (sem tomate), ou brown jambalaya.
O Jambalaya do Felipe levou frango, linguiça picante, camarões, arroz cateto e um tempero creole que ele mesmo fez (paprica, pimenta cayenna, alho, pimenta do reino, orégano, cebola e tomilho). Ficou sensacional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.