A mulher e o cântaro
No pátio da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, que fica em frente à Praça Rui Barbosa, há uma estátua de uma figura feminina que carrega um cântaro. No dia em que fiz a foto, não reparei se havia alguma informação sobre essa estátua. Pesquisei na internet e achei uma passagem bíblica que pode ter relação com essa estátua.
Trata-se da mulher Samaritana em João 4.
Jesus disse: “quem beber dessa água voltará a ficar com
sede. Mas quem beber da água que Eu dou nunca mais ficará com sede. Pelo
contrário, a água que eu dou se torna uma verdadeira fonte que jorra para a
vida eterna.”
A mulher disse: “Senhor, me dê dessa água para que eu não
tenha mais sede e nem tenha que voltar aqui para buscar mais água.”
Ainda bem que o material da estátua é resistente ao tempo, mas o monumento bem que merece uma limpeza regular. É muito bonito; encontrou a autoria do belo trabalho, Takeuchi?
ResponderExcluirNão consegui identificar. Fotografei essa estátua durante a nossa última caminhada. Mas creio que uma consulta à própria Santa Casa esclareceria.
ExcluirTenho a impressão de que esta mulher é Rebeca, mulher de Isaque (Gênesis). E sobre ela conheço de cor um pequeno lindo poema de Orides Fontela:
ResponderExcluir"A moça do cântaro
e seu gesto
essencial: dar água"
Vou tentar confirmar essa informação.
ExcluirEm Manaus há uma fonte decorativa e chafariz que tem o conjunto culminado pela figura feminina que carrega um cântaro. A fonte fabricada na Escócia é de ferro fundido e foi instalada em 1896, na gestão do governador Eduardo Ribeiro. Que bom se você identificasse a estátua. Marçal_Manaus
ResponderExcluirOi Marçal. A fonte de Manaus é belíssima e de fato é muito parecida com essa da Santa Casa de Curitiba.
ExcluirObrigado, e parabéns pelas belas fotos!
ResponderExcluirSE alguém conseguir os dados da estatua, como nome do artista, material utilizado, homenagem, titulo correto, estilo/expressão, por favor informar-me, agradeço imensamente. pliebberphoto@yahoo.com.br
ResponderExcluir