Bustos e estátuas de Curitiba - Santos Andrade


José Pereira dos Santos Andrade nasceu na cidade de Paranaguá, no dia 09 de abril de 1842. Era filho do Comendador Antônio Ricardo dos Santos, que foi vice-presidente da Província do Paraná, tendo estado no exercício da presidência em 1887.
Estudou primeiras letras em sua cidade natal e iniciou preparatórios em Curitiba, partindo para o Rio da Prata aos 18 anos de idade para que, no mercado platino, adquirisse a prática do comércio e os pequenos segredos da sua vivência.
Em São Paulo completou os preparatórios e chegou a iniciar o seu curso de Direito. Seguiu em 1860 para o Recife, onde terminou o curso de Direito, obtendo o grau de bacharel em 1865.
Foi promotor público em Antonina por alguns anos. Trabalhou na firma comercial e nas fábricas de erva-mate de seu pai, em Morretes e depois em Curitiba, o bacharel foi ser comerciante.
A nova carreira do comércio, da indústria e das finanças, não o impediria de exercer cargos eletivos. Foi deputado provincial em várias legislaturas e logo que o Partido Republicano se fortaleceu, elegeu-se Senador junto com Generoso Marques e Ubaldino do Amaral.
Foi um dos constituintes de 1891 como representante do Paraná, e teve oportunidade de assinar o manifesto-protesto contra o golpe de estado do Marechal Deodoro da Fonseca de novembro de 1891.
Deixou sua cadeira no Senado quando foi eleito para a presidência do Paraná de 1896 a 1900.
A administração do então presidente paranaense terminou em 25 de fevereiro de 1900. Menos de quatro meses após esta data, falecia, em sua chácara no Barigui aos 58 anos, de moléstia cardiovascular fulminante.
Fonte: Casa Civil do Governo do Estado do Paraná 

Comentários

Postagens mais visitadas