sábado, 3 de novembro de 2012

Roy Lichtenstein em Curitiba


Essa porta de garagem de uma empresa de decoração fica avenida Sete de Setembro perto da rua Tibagi. Já havia fotografado essa porta quando o homenageado era Andy Warhol.
Dessa vez o artista que ocupa a porta da garagem é Roy Lichtenstein, de quem achei na Wikipedia as seguintes informações.

Roy Fox Lichtenstein (Nova Iorque, 27 de outubro de 1923 — Nova Iorque, 29 de setembro de 1997) foi um pintor americano identificado com a Pop Art. Na sua obra, procurou valorizar os clichês das histórias em quadradinhos como forma de arte, colocando-se dentro de um movimento que tentou criticar a cultura de massa. O seu interesse pelas histórias em quadradinhos, como tema artístico, começou provavelmente com uma pintura do Mickey que realizou em 1960 para os filhos. Nos seus quadros a óleo e tinta acrílica, ampliou as características dos quadrinhos e dos anúncios comerciais, e reproduziu à mão, com fidelidade, os procedimentos gráficos. Empregou uma técnica pontilhista, conhecida como Pontos Ben-Day, para simular os pontos reticulados das histórias. Cores brilhantes, planas e limitadas, delineadas por um traço negro, contribuíam para o intenso impacto visual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.