Roy Lichtenstein em Curitiba


Essa porta de garagem de uma empresa de decoração fica avenida Sete de Setembro perto da rua Tibagi. Já havia fotografado essa porta quando o homenageado era Andy Warhol.
Dessa vez o artista que ocupa a porta da garagem é Roy Lichtenstein, de quem achei na Wikipedia as seguintes informações.

Roy Fox Lichtenstein (Nova Iorque, 27 de outubro de 1923 — Nova Iorque, 29 de setembro de 1997) foi um pintor americano identificado com a Pop Art. Na sua obra, procurou valorizar os clichês das histórias em quadradinhos como forma de arte, colocando-se dentro de um movimento que tentou criticar a cultura de massa. O seu interesse pelas histórias em quadradinhos, como tema artístico, começou provavelmente com uma pintura do Mickey que realizou em 1960 para os filhos. Nos seus quadros a óleo e tinta acrílica, ampliou as características dos quadrinhos e dos anúncios comerciais, e reproduziu à mão, com fidelidade, os procedimentos gráficos. Empregou uma técnica pontilhista, conhecida como Pontos Ben-Day, para simular os pontos reticulados das histórias. Cores brilhantes, planas e limitadas, delineadas por um traço negro, contribuíam para o intenso impacto visual.

Comentários

Postagens mais visitadas