Círculo Militar do Paraná


Em 15 de fevereiro de 1939, numa histórica Assembléia Geral Extraordinária presidida pelo General Raimundo Sampaio (na época presidente do Círculo Militar do Paraná e, cumulativamente, da Sociedade Paranaense de Tênis e Hipismo), com a presença de 48 associados de ambas as agremiações, decidiu-se pela fusão das duas entidades, criando o Círculo Militar do Paraná.
A primeira Sede Social do Círculo Militar do Paraná localizava-se na Rua Monsenhor Celso, 261, onde também funcionava a Tesouraria. A área da Sede Social foi cedida ao CMP em quatro de abril de 1939 por concessão da Prefeitura Municipal, pois até aquela data a área pertencia ao Passeio Público e era utilizada pela Sociedade Paranaense de Tênis e Hipismo.
Em quatro de abril de 1940 foi aprovado o projeto da nova Sede Social e atual, e em oito de agosto do mesmo ano, o Prefeito Municipal, Dr. Rosaldo de Mallo Leitão, assinou o Termo de Cessão de Usufruto da área para a construção da nova Sede Social. O prédio é considerado de preservação histórica pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Paraná.
A foto de hoje mostra a partir da esquina da Amintas de Barros com a Mariano Torres, o Palácio de Cristal, que é o ginásio Brigadeiro Arthur Carlos Peralta, inaugurado em 1973, recebe os principais eventos esportivos promovidos pelo clube, e é também muito usado para jogos e campeonatos paranaenses. Suas medidas impressionam, são 3.400 metros de área de cobertura, e acomoda 2700 pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas