Grupo de caminhadas observacionais - Mercês/Centro - Arquitetura 1




Partindo da Praça 29 de Março, caminhamos dentro de um quadrilátero formado pelas ruas Padre Agostinho, Presidente Taunay, Carlos de Carvalho e Visconde de Nacar. Foram quatro horas e meia serpenteando por essas ruas e surpreende o quanto se observa, quando é esse o objetivo.
Essas casas foram fotografadas na Saldanha Marinho. Não sei se há um estilo arquitetônico no qual pudéssemos enquadrar essas casas, mas me lembram as que vi no livro sobre arquitetura eclética do Marcelo Sutil. Já a primeira casa, segundo o Mario, seria no estilo Missões.

Comentários

  1. Olá Washington, parabéns pelos seus registros, sempre tão especiais! Sim, creio que a arquitetura das três últimas casas realmente segue o chamado "estilo eclético", provavelmente elas datam do início do século 20. A primeira já acompanha uma tendência mais recente, dos anos 1950, conhecida como "estilo missões". Uma correção... assim como as outras três, também está situada na Saldanha Marinho! O ambiente desta rua muda muito a cada trecho, o que faz com que pareça trata-se de várias diferentes... há uma Saldanha nas imediações da Catedral, outra que passa na tradicional Sapataria Farias, mais uma perto da Praça da Espanha, e muda ainda mais no final do Bigorrilho! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mario. Obrigado pelas informações e pela visita! Grande abraço.

      Excluir
  2. Sabe Washington, sempre é muito agradável ver seus posts e fotos. Ao longo do tempo eles foram nos encorajando a registrar nossas percepções sobre a cidade e a compartilhar. Por isso abrimos nosso blog que estamos ainda iniciando. Vejo que ao passar pela Saldanha Marinho lhe chamou a atenção casas que nos são velhas conhecidas, pois sempre frequentamos o restaurante Clorofila do outro lado da rua. A segunda foto é de um restaurante oriental que funciona à noite somente e ao lado dele tem uma casa com um detalhe interessante, pelo menos para nós. E foi com ele que abrimos nosso blog. Se estiver interessado é: ogatonotelhado.blogspot.com.br
    No segundo post fizemos uma referencia a um antigo post seu e, no momento, notei que estão no bairro onde moro. Aproveitamos e postamos novamente, esperamos que aprecie. Abraço.
    PS: desculpe a indelicadeza de postar o link do blog, o objetivo é somente se comunicar mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis e Maria! Puxa, fico bem contente em saber que de alguma forma estimulei vocês a registrarem os seus pontos de vista de Curitiba. Quanto mais curtirmos a nossa cidade, mais aprenderemos sobre ela e mais cuidaremos para que ela seja bem tratada. Vou dar uma olhada no blog de vocês. Grande abraco.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas