domingo, 21 de julho de 2013

O Obelisco

A Praça 19 de Dezembro, comumente conhecida pelos curitibanos como a “Praça do Homem Nu” é um espaço que homenageia a história do Paraná. Seu nome e local remontam à emancipação política do Estado, que ocorreu em 19 de dezembro de 1853.  No ano do centenário, em 1953, pelo então governador Bento Munhoz da Rocha Netto, e com a presença do ex-presidente da República Getúlio Vargas, foi inaugurado na praça um obelisco em granito, com o escudo do Estado, homenageando o acontecimento histórico.
O autor do obelisco de pouco mais de 40 metros de altura foi Erbo Stenzel, que nasceu em Paranaguá, em 1911. Foi escultor e professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná nas cadeiras de anatomia e fisiologia artística.
Começou a estudar arte com Lange de Morretes, logo depois indo estudar no Rio de Janeiro na Escola Nacional de Belas Artes, onde formou-se com medalha de ouro. Possui trabalhos em muitas cidades brasileiras e do Paraná, destacando-se Curitiba, além de trabalhos de escultura em praças e bosques.
Além de escultor, Stenzel era exímio jogador de xadrez e poliglota, tendo estudado alemão, grego, árabe, inglês, espanhol e esperanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.