Residência Heitor Stocker de França e o Croquis Urbanos








O Croquis Urbanos de Curitiba desenhou nesse domingo a bela casa Heitor Stockler de França, hoje administrada pelo Sesi. Abaixo uma matéria da Gazeta que conta um pouco dessa história.

A centenária casa cor de rosa na Avenida Marechal Floriano Peixoto destoa da paisagem de selva urbana que a cerca, cheia de concreto e biarticulados. O espaço é um refúgio em meio ao centro da cidade: lá dentro, mal se ouvem os barulhos de escapamentos e buzinas, e é possível mergulhar no tempo. O imóvel onde morou um dos fundadores da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Heitor Stockler de França, escapou de virar agência bancária para se transformar em um centro cultural, administrado pelo Sesi.

A intenção, diz a gerente de cultura do Sesi, Anna Zétola, é direcionar as ações para que tenham relação com memória e história.

O que se sabe é que os moradores da residência, que pertenceu ao comerciante João Lourenço Taborda Ribas (sogro de Stockler, que comprou o imóvel), ficariam felizes em ver a transformação em espaço cultural: a família adorava receber os amigos, principalmente para saraus de leitura. Muitos deles, embalados por uma caixa de música (de 1852 – 24 discos foram encontrados no acervo, e o aparelho ainda funciona). A filha mais velha do casal Stockler, Marita (que viveu na casa até a sua morte em 2009), recebia os sobrinhos toda semana para um animado chá da tarde.

O Sesi fez um contrato de locação da casa por dez anos – e há intenção de compra. As negociações começaram, segundo o superintendente do Sesi, José Antonio Fares, após a família de Heitor Stockler visitar um local em homenagem a ele na Fiep, fundado em 2010. “Foi então que começou a conversa e houve a oportunidade de criar mais um espaço cultural”, conta.


Além do espaço físico privilegiado, a casa também tinha uma série de documentos, jornais, revistas e objetos que ajudam a contar tanto a história da instituição como a da cidade (os materiais mais antigos datam de 1850).

A casa fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 458, Centro.

Comentários

Postagens mais visitadas