Gazeta do Povo






O jornal Gazeta do Povo foi fundado por Benjamin Lins e De Plácido e Silva. A primeira edição do jornal saiu no dia 3 de fevereiro de 1919.

A primeira sede do jornal ficava na rua Dr. Muricy, entre a XV de Novembro e a Praça Zacarias, numa época em que as notícias chegavam por telégrafo e jornal impresso por tipografia.

Em julho de 1923 a Gazeta foi transferida para a Rua XV de novembro, 53. Nesse endereço o jornal permaneceu por 28 anos, no meio do burburinho de Curitiba.

A mudança para o atual endereço na Praça Carlos Gomes aconteceu em janeiro de 1951. A nova sede permitiu maior expansão da estrutura do jornal, especialmente de seu parque gráfico e da equipe de redação.

Um belo ritual que persiste até hoje nas portas da Gazeta é a anual divulgação do resultado do vestibular da Universidade Federal do Paraná, quando edições extras com o resultado é distribuído à multidão de pessoas que ansiosamente aguardam o resultado na Praça Carlos Gomes.

Hoje publico algumas fotos da fachada da sede da Gazeta na Praça Carlos Gomes e as informações históricas foram obtidas do site do jornal.

Comentários

Postagens mais visitadas