kur yt yba

Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer "grande quantidade de pinheiros, pinheiral", na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território.

Nos primórdios da ocupação humana, as terras onde hoje está Curitiba apresentavam grande quantidade de Araucaria angustifolia, o pinheiro-do-Paraná. A árvore adulta tem a forma de uma taça.

Sua semente é o pinhão, fonte de proteína e alimento de grande consumo, in natura ou como ingrediente da culinária regional paranaense. O pinhão servia de alimento a um pássaro também encontrado em grande quantidade no começo da ocupação do território: a gralha-azul (Cyanocorax caeruleus). De corpo azulado e cabeça preta, a gralha-azul, diz uma lenda, colhia o pinhão com o bico e o enterrava no solo para consumo posterior. Desses pinhões enterrados acabavam nascendo novos pinheiros. Fonte: Site da Prefeitura de Curitiba

O pinheiral que aqui existia foi devastado para dar lugar às casas de madeira de araucária, que lentamente estão também desaparecendo da paisagem e assim, uma segunda vez as araucárias estão indo ao chão. Inevitável? Penso que sim.

A foto de hoje foi feita na Rua Sete de Setembro, perto da Praça do Japão.

Comentários

  1. Só pra constar, esta árvore da foto não é uma araucária...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Battuh. Achei que fosse pelo tronco altivo e os galhos no alto em forma de taça. Sabe dizer que árvore é essa?

      Excluir
    2. Desculpe pela demora em responder. É um Pinus, provavelmente Pinus taeda, originária dos EUA. É considerada espécie invasora, inclusive competindo com a nossa Araucária.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas