O castelinho da Praça Carlos Gomes


A Praça Carlos Gomes nem sempre teve esse nome.

Em 1884 recebeu o nome de Praça Sete de Setembro. Mais tarde já na república, mudou o nome para Praça da Proclamação e em 1896, ganha o nome atual em homenagem ao compositor Carlos Gomes.

As obras para embelezar a praça começaram na gestão de Luiz Xavier (ajardinamento), continuou com Cândido de Abreu (lago, queda d’água e abrigo para cisnes). Em 1925 o local recebeu um busto de bronze do compositor feito por João Turin.  O calçamento de petit pavé da praça apresenta desenhos relativos à música.

Essas informações foram obtidas no site Curitiba Space, mas a respeito de um elemento da praça, uma torre de castelo no lago, não encontrei referências na internet.

Durante o encontro do Croquis Urbanos na praça, lembro-me do amigo Fernando Popp comentar que o castelinho teria relação com uma das óperas de Carlos Gomes.

De fato, a primeira ópera de Carlos Gomes chama-se “A Noite do Castelo”, baseada na novela homônima de Antônio Feliciano de Castilho. Creio que é uma ótima explicação para o castelinho, cuja foto publico hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas