A Praça Generoso Marques e o Paço




Mais uma postagem da série de fotos que fiz a partir do alto do prédio da Galeria Andrade. Dessa vez apresento quatro imagens da Praça Generoso Marques.
A primeira num plano bem aberto mostra o Paço da Liberdade em destaque, trazendo também as edificações histórias ao redor da praça e ao fundo, podemos ver as árvores da Praça Tiradentes e o aglomerado de prédios do centro da cidade.
Nas outras fotos, planos fechados da Generoso Marques onde vemos detalhes da torre do Paço, o telhado do Tigre Royal e pessoas fotografando o Paço aos pés do Barão, onde o padrão do calçamento de petit pavê fica bem evidente.

Comentários

  1. ¡Mucha felicidad y tranquilidad para el 2017!

    ResponderExcluir
  2. Washington - Será que se deram conta que o calçamento em Petit Pavet traduz o perfil de uma árvore Araucária, espécime em extinção único no mundo, existente apenas na região Sul e Sudeste do Brasil? E que delas se extraía a madeira de pinho usada na maioria das casas dos imigrantes italianos, poloneses e alemães ? Excelentes fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando - Em Curitiba, o revestimento padrão do calçamento da região é feito em Petit Pavet. A exemplo do Rio de Janeiro com suas "ondas", reconhecida mundialmente, Curitiba adoyou a figura da pinha aberta, ou fruto da Araucária, e em alguns locais a figurta da própria árvore nativa da região.

      Excluir
    2. Fiz a foto daquela forma exatamente para mostrar a paginação do petit pavé. Não me recordo de outro local que reproduz a araucária dessa forma em Curitiba.

      Excluir
  3. Ficou muito bonito e traduz exatamente a Araucária. É uma forme de mostrar as nossas referências a quem não conhece a região e sua flora, típica do Sul do Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas