A Residência Grabowski

















Ao chegarmos nessa linda casinha de madeira, percebi que as janelas estavam abertas, revelando suas belas cortinas de renda. Tive quase certeza de que a presença de um grupo de pessoas, alguns em pé, outros sentados no chão, circulando pela calçada em frente à casa num domingo de manhã, logo chamaria a atenção das pessoas que ali moram.

Dito e feito. Uma pessoa saiu à janela para perguntar o que estava acontecendo. Esclarecido que ali estávamos para registrar em fotos e desenhos a bela casa, ganhamos a confiança da Regina, que veio ao jardim para conversar um pouco.

Disse ela que seu pai, Pedro Grabowski, filho de poloneses, foi e ainda é o primeiro morador da casa, construída há 67 anos. Mais tarde, pude conversar com o Sr. Pedro, um simpático senhor de 96 anos que me contou que a casa fora construída por seu pai e seu tio. Disse que sua amada esposa Paulina faleceu no ano passado aos 92 anos de idade, deixando-o solitário (senti pesar e nostalgia nas suas palavras). Comentei que felizmente ele tem saúde e a companhia de seus filhos e netos e também, que sua casa é uma beleza.

A oportunidade de permanecer por algumas horas ao redor da casa, permitiu que eu observasse detalhes e os registrasse para postar hoje aqui, tais como o belo lustre na entrada, as muitas flores no jardim, um pé de limão, pequenas figuras de pedra no jardim, as cortinas e o muro cuja trama em concreto imita a trama da palha de um cesto. Fiz uma foto da santinha na capelinha, que protege a casa e seus moradores, mas a foto não ficou muito boa.

Certamente a casa ainda está um primor porque seu morador original ainda vive nela e certamente o amor por suas memórias mantém a casa igualmente viva. Que assim permaneça por muitos anos ainda seu Pedro, para o deleite de quem por ela passa, para um pouquinho e pensa como a vida pode ser simples e bela ao mesmo tempo.

Comentários

  1. Sou conhecida da Roseli Graboski, sempre achei acasa dos seus pais uma fofura, parabens.

    ResponderExcluir
  2. Casa de meu querido tio...irmão mais velho de meu finado pai...vivi dias felizes nessa casa, quando nos reuníamos nos aniversários dos primos...uma infância privilegiadíssima ...

    ResponderExcluir
  3. Interessante,muito para mim ,sou igualmente um Grabowski porém de outro ramo dos Polinésia que vieram ao Paraná ou seja Curitiba,pensei de cara que fosse a casa de um tio meu no Vila Cubas porém todos já faleceram,meu nome é Dionisio F Grabowski

    ResponderExcluir
  4. Desculpem o corretor é meio idiota
    Polonia*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas