USK Curitiba e o Edifício Iza Anitta








Ontem o Urban Sketchers Curitiba reuniu-se diante de um prédio que há muito chama a minha atenção, desde os remotos tempos de 1978 nos quais eu tomava o ônibus na Emiliano Perneta e ia até o ponto do Colégio Rio Branco no Batel. Trata-se do Edifício Iza Anitta.

Conversei com Sônia, uma das três filhas do médico que contratou a construção do prédio da Hugo Peretti na década de 1950. Construído na esquina da Avenida do Batel com a Padre Ildefonso, esse simpático prédio de quatro andares, conta com quatro espaçosos apartamentos por andar e cada unidade (uma delas nos foi apresentada pela Sônia) conta com sala, cozinha, ampla área de serviço, dependências de empregada, três quartos e um banheiro.

Sólida construção das antigas, tem dois grandes fossos que propiciam ao mesmo tempo luz e ventilação para todo o apartamento, cada um contando com uma grande sacada. A conservação do prédio está impecável e um luxo para a época, o antigo elevador (com aquelas grades que se abriam manualmente) foi trocado por uma moderna máquina.

O prédio foi mandado construir pelo Dr. Hamilton Asevedo, que batizou o prédio com o nome de sua amada esposa Iza Anitta e nele até hoje, vários membros da família ainda ocupam algumas unidades do prédio. Outra comodidade que poucos prédios antigos oferecem, todos os apartamentos possuem uma vaga de garagem, mas no prédio vizinho, também da família.

Sem dúvida um privilégio para poucos poder morar num prédio super bem localizado, extremamente bem construído e espaçoso.

Comentários

Postagens mais visitadas