A história do Bar Casa Velha












Uma tradição de bom atendimento e de velhos costumes que encantam várias gerações vem garantindo a sobrevivência de um dos bares mais antigos de Curitiba: o bar “Casa Velha”, que funciona no mesmo lugar desde 1927 na Avenida Mateus Leme, entroncamento com a Rodovia dos Minérios, próximo ao Parque São Lourenço, no bairro Abranches, mantém as mesmas características desde que foi fundado.

A data exata da inauguração é desconhecida pelos proprietários atuais. Desde a sua criação, o bar passou por oito proprietários e todos eram de origem polonesa. O atual proprietário é Aluísio Fernando Mickosz que administra o botequim juntamente com seus familiares. A família Mickosz exemplica a fidelidade dos fregueses do bar.

Um dos principais segredos do “Casa Velha”, pela sua longevidade, é a simplicidade em servir, como nos velhos tempos, em que o freguês ainda pode escolher os petiscos através de um balcão frigorífico, onde ficam expostos os salames, queijos e outros quitutes. Mas a sua maior atração são os pratos especiais, do dia, que são servidos de quarta a sexta-feira à noite.

O “Casa Velha” é frequentado por pessoas de diferentes idades e gerações. Durante a tarde são presenciados grupos de idosos da região que vão ao bar para bater papo. Mas durante a noite, no dia em que há pratos especiais, a freguesia é formada por rodas de amigos, casas e famílias que se aglomeram em suas mesas e cadeiras de madeira (segundo o dono algumas delas tem mais de 40 anos) para saborearem as guloseimas servidas.

Segundo o proprietário Aluísio Mickosz, na década de 1920 esse comércio teve uma função importante para os viajantes que pegavam uma das saídas norte de Curitiba em direção ao município de Rio Branco. “Esse ponto era uma espécie de parada obrigatória ãs pessoas que compravam mantimentos, isto é, nos tempos passados o bar serviu como mercearia de secos e molhados”, expõe Aluísio.

O texto acima foi extraído do cardápio do Bar e foi publicado no Jornal Correio Paranaense do dia 03/08/2004.

O Bar Casa Velha fica na Rua Mateus Leme, 5981 no Bairro Abranches.

Comentários

  1. Muito obrigado pela excelente postagem! Não sou descendente de poloneses mas, como ativista cultural na web, tento promover a preservação e a divulgação das culturas ancestrais de minorias do país e, vendo este link postado num grupo de descendentes de poloneses, vim aqui deixar meu agradecimento pelo artigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu quem agradece pela visita Jo. Bacana o seu trabalho em divulgar diferentes culturas.

      Excluir
  2. Local interessante, assim como o artigo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas