quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Um olhar do passado sobre a Casa Dalla Stella



Retornando na semana passada da feira que frequento no Alto da XV, parado no semáforo, fiz a primeira foto do post de hoje de um detalhe do telhado da varanda da Casa Dalla Stella com seus lindos lambrequins e que resolvi postar hoje.

Lembrei que tempos atrás ao visitar um dos descendentes da família para levar um livro, fotografei uma foto antiga absolutamente sensacional que foi feita diante da casa com a família e funcionários da fábrica de móveis, foto que compartilho com vocês aqui.

Nela pode-se observar coisas incríveis, tais como uma segunda linha de lambrequins que já não existe mais, pinturas na fachada da casa que o tempo apagou, cerca de madeira super bem feitas com as pontas de seta pintadas no portãozinho de entrada e o mais inusitado de tudo na foto, uma pessoa montada num cavalo com uniforme militar atrás de uma bandeira do Brasil batendo continência.

A casa foi construída por imigrantes italianos por volta de 1880, em madeira de pinho do Paraná (Araucária). Construído pela família Dalla Stella, com o estilo dos imigrantes daquela época, o núcleo, mais tarde ampliado, ocupava um pequeno espaço da extensa propriedade, onde hoje se encontram parte das ruas Amintas de Barros e 7 de Abril.

5 comentários:

  1. Isso chega a doer de tão bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É linda mesmo a casa. Por dentro então, uma viagem à um doce passado.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Zuleica. Não sei mais da história da casa, mas garanto que o interior casa é ainda mais bonito que o exterior.

      Excluir

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.