Colégio Vicentino São José




A educação esteve presente desde as origens da Companhia das Filhas da Caridade, a qual se deu em Paris/França, no dia 29 de novembro de 1633. Nesta data, Luísa de Marillac reúne em sua casa um grupo de jovens camponesas, desejosas de dedicar suas vidas, seu tempo, seus dons para o serviço dos mais pobres. Entre as tarefas assumidas, está ao ensino às crianças, particularmente as meninas e os pobres.

As "Pequenas Escolas", como eram denominadas, surgem especialmente no meio rural e são estabelecidas junto às Confrarias da Caridade, ação empreendida por Vicente de Paulo desde o ano de 1917 e junto às quais as primeiras Irmãs atuaram de forma direta.

O ano de 1849 assistiu à chegada das primeiras Filhas da Caridade no Brasil, vindas da França. Instalando-se na cidade de Mariana /MG, deram início à primeira obra educativa em terras brasileiras: o Colégio da Providência.

Em 1904, chegaram ao Paraná, mais precisamente à Colônia Polonesa de Abranches, próximo a Curitiba, três Irmãs vindas da Polônia. Através delas, a Companhia respondeu ao pedido dos imigrantes poloneses que aí residiam, desejosos de oportunizar uma educação de qualidade a seus filhos. Nasce, assim, a Escola Polonesa São José - hoje Colégio Vicentino São José, sendo esta a primeira obra da Província de Curitiba.

As Irmãs atendiam não somente às necessidades escolares, mas também outras que surgissem, tanto na área da saúde, como ambulatório ou mesmo nas famílias.

Após a 1ª Guerra Mundial foi proibido lecionar em língua estrangeira e as Irmãs sujeitaram-se a exames prévios de língua portuguesa, a fim de continuar sua missão de mestras, lecionando somente em Português.

Em de 16 de julho de 1942, passou a denominar-se Instituto São José, até 1975. Em 1948, foi concluído o atual prédio, funcionando o curso primário, com grande número de alunos. A partir de 1976, a escola passou a chamar-se Escola São José do Bairro Abranches.

Em 1999, atendendo ao pedido de muitos pais e alunos, iniciou-se o curso de ensino médio, aprovado pela Secretaria da Educação. A escola passou a chamar-se Colégio Vicentino São José, tendo como lema: Educação Para a Vida.

A história do Colégio Vicentino São José está muito ligada à história da Província Brasileira da Congregação da Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, pois foi em Abranches que as portas se abriram para acolher as três abnegadas Irmãs Missionárias que lançaram sementes de boa qualidade na terra dos pinheirais do Paraná, e esta cresceu, desenvolveu-se e está dando muitos frutos de fé, abnegação e muito amor.

As informações aqui prestadas foram extraídas do site do Colégio Vicentino São José, onde poderá encontrar muito mais.

Comentários

  1. Tive o prazer de estudar nesse colégio, entrei no ano de 1976.
    E sai em 1982, minha diretora nessa época era a Irmã Zelinda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas