quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Paróquia Santo Estanislau





Os poloneses estão presentes em Curitiba desde o ano de 1870. Em 1875 chegou aqui o primeiro sacerdote polonês, Pe. Józef  Przytarski.

Esses primeiros padres reuniam os poloneses de Curitiba em diversas igrejas, sendo que mais tarde a Igreja da Ordem tornou-se a igreja polonesa durante vários anos, depois a Igreja do Rosário e Bom Jesus atendia poloneses. Neste tempo iniciou-se a construção de um templo na rua Aquidaban (Emiliano Perneta), sob a égide de Santo Estanislau – Bispo e Mártir.

Em maio de 1909 a construção estava tão adiantada que o Bispo Dom João Braga pôde benzer a Igreja e entregá-la para o uso dos imigrantes poloneses. Assim, desde 1909 está servindo aos poloneses e tornou-se a igreja representativa da referida comunidade.

Por decreto de Dom Pedro Fedalto , do dia 8 de maio de 1978, a Igreja foi erigida em Paróquia Pessoal dos Poloneses.

No dia 15 de agosto de 1993, foi assinado o decreto pelo Arcebispo Dom Pedro Fedalto da criação da Paróquia Territorial de Santo Estanislau e no dia 22 de agosto de 1993, na Missa das 18:00h, ela foi oficialmente instalada. Desde então a Paróquia, além de ser para os poloneses é também para todos os que moram no território estabelecido, desmembrado da Paróquia Bom Jesus e São Francisco de Paula.

Fonte: site Congregação do Verbo Divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.