Lançamento do Projeto Arquivo da UTFPR


A Professora Doutora Giceli Portela do Laboratório de Restauro da UTFPR me convidou para o lançamento do PROJETO ARQUIVO. Solicitei algumas informações sobre o projeto e gentilmente ela me enviou o texto que reproduzo à seguir:

O Patrimônio Edificado é um objeto de estudo muito rico: evoca as mais variadas sensações a quem se aproxima: nostalgia, afeto, memórias, curiosidade. Neste sentido, como uma maneira de afetar o arquiteto em formação, propusemos a aproximação destes objetos como fonte inesgotável de pesquisa onde ao nos depararmos com estes arquivos construídos, mergulhamos nos seus conteúdos, históricos, visuais, memoriais.

As edificações antigas compõem e contam por si só a história de um lugar, falam de pessoas e de seus hábitos; revelam tecnologias de um tempo, maneiras de se habitar e modificar a cidade: são testemunhos vivos, arquivos da memória, como livros em forma de construção, que podem ser abertos e lidos. 

 O projeto ARQUIVO – é uma iniciativa criada em grupo de pesquisa acadêmica ligado ao curso de arquitetura e Urbanismo da UTFPR, iniciado em 2009 que produz e sistematiza um inventario sobre o Patrimônio Histórico Arquitetônico construído na cidade de Curitiba, tendo como objetivo tornar acessível uma pesquisa completa das obras. Pois vamos entender aqui que são fragmentos de fontes justapostas que irão formar o conjunto de informações que se deseja saber ou a de instigar a curiosidade de quem observa: o que é? quem morou aqui? Como funcionava? Pra que serve? Como construíram? O que significam estes ornamentos?

Um dos mais puros objetivos deste trabalho é aguçar a sensibilidade, onde valorizar, registrar e informar as pessoas sobre o Patrimônio da Cidade é também uma forma de   educar e proteger as edificações, pois só se protege aquilo que se conhece. Acreditamos que o edifício atingido por este olhar, será de alguma forma reconhecido, protegido.

Como um serviço a ser levado a publico, a ideia é oferecer população de Curitiba, aos turistas, pesquisadores, curiosos, e às futuras gerações, um acesso ao passado construído por nós.

Esperamos com isso, que o Patrimônio construído das cidades seja reconhecido e visto, e tenha sua pesquisa disponível de fácil acesso para qualquer pessoa. Esperamos que o proprietário que abriu sua casa oferecendo-a como objeto de estudo acadêmico sinta-se valorizado por fazer parte deste projeto, e que sensibilize as pessoas em valorizar a memória das cidades. E que o jovem pesquisador encontre nesta causa um motivo a mais para amar a arquitetura.

O futuro deste projeto é conseguir aumentar cada vez mais esta fonte preciosa de pesquisa, que forma pessoas, ensina, sensibiliza e cuida.

Para saber mais sobre o projeto e como acessar o seu conteúdo, compareçam ao lançamento no próximo dia 16/05 às 10:00 na UTFPR, na Avenida Sete de Setembro, 3165.

Comentários

Postagens mais visitadas