Teatro Paiol












Devido a uma grande explosão na velha estação ferroviária que deixou vítimas fatais, o então comandante do exército determinou a mudança do paiol de pólvora para o Bacacheri. Com a expansão da cidade, prefeitura e exercito chegaram a um acordo pelo qual em 1906 os inflamáveis teriam seu próprio depósito, uma Paiol de Pólvoras, construído na praça Guido Viaro, mantendo essa função até 1917.  O seu formato circular foi planejado para minimizar o risco de explosões, expelindo os materiais pela parte superior e não pelos lados.

Depois de ter sido um armazém de pólvora, serviu de local para guarda de documentos da prefeitura e materiais municipais. Anos mais tarde virou uma usina de asfalto.

Com projeto do arquiteto Abraão Assad, o Paiol foi inaugurado como teatro de arena com 225 lugares numa segunda-feira no dia 27 de dezembro de 1971, com um show de Vinicius de Moraes, Toquinho, Marilia Mendonça e do Trio Mocotó.

Outros grandes nomes da musica e do teatro fizeram shows no Teatro Paiol entre eles, Elis Regina, Marilia Pêra, Trio  Mocotó, Hugo Cardoso, Olivia Byington, Trio Quintina, Gonzaguinha, Zezé Motta, Djavan, Nana Caymmi, Hermeto Paschoal, Alaíde Costa, Leni Andrade, Elza Soares, Zizi Possi, Cida Moreira, Fátima Guedes e muitos outros.

Jaime Lerner, prefeito de Curitiba na época e quem deu vida ao projeto de transformar o antigo paiol de pólvoras em teatro escreveu: “O teatro é, nas suas variadas formas, a mais personalizada dentre as manifestações artísticas do homem”.

Mesmo tendo se tornado símbolo da Fundação Cultural de Curitiba, presente na logomarca da instituição, o teatro passou por várias reformas ao longo da sua história e por inúmeras vezes esteve por um triz de ser esquecido..

Em agosto/2017 o Paiol foi fechado para reforma, incluindo obras de acessibilidade, substituição de calhas, adequação da iluminação e outras ações. A reforma contou com a consultoria técnica do arquiteto Abrão Assad - responsável pelo projeto do teatro -, projeto de readequação elaborado pelo Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e gestão do Instituto Curitiba de Cultura e Arte.

O Paiol foi reaberto no final de janeiro/2018 para receber eventos 35ª Oficina de Música de Curitiba. Em março recebeu espetáculos do Festival de Teatro de Curitiba. Atualmente retomou sua programação permanente, com destaques, segundo antecipa a FCC, para o Música no Paiol, Paiol Literário, Paiol Digital e Terças Brasileiras, além da agenda aberta a produtores independentes para uso do espaço.

O Teatro Paiol está localizado no Largo Professor Guido Viaro s/nº, no bairro Prado Velho.

Fontes: Fundação Cultural de Curitiba, Wikipedia, Gazeta do Povo

Comentários

Postagens mais visitadas