sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Circulando o Memorial Árabe











O Memorial Árabe inaugurado em 1996 é uma homenagem à cultura árabe localizado no centro da cidade, situado na praça Gibran Khalil Gibran, ao lado do Passeio Público, do Colégio Estadual do Paraná e do Shopping Mueller. Possui uma área de aproximadamente 140 m² em estilo mourisco, conta com abóbada, colunas, arcos e vitrais, em forma de cubo. Situa-se sobre um espelho d’água. Abriga uma biblioteca com capacidade para 10 mil volumes e uma pinacoteca, ambas com obras de autores árabes. Nessa recente visita ao local, olhando pelos vidros ficou evidente que a quantidade de livros está muito aquém da capacidade do local.

Os sírios e libaneses, no início do século XX, estabeleceram-se no comércio de roupas, sapatos, tecidos e armarinhos. Em função das características de suas lojas, ocuparam a área central da cidade. Os primeiros imigrantes vendiam as novidades às colônias mais distantes viajando em lombo de burro e batendo de porta em porta.
Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/

O maior fluxo da imigração árabe em Curitiba ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, quando chegaram a constituir cerca de 10% da população. A gastronomia foi outro ponto no qual a influência dos libaneses foi muito grande. Os temperos e condimentos foram incorporados a culinária paranaense além dos kibes e sfihas que são presença constante em qualquer casa de lanches de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.