quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Déco de cá e déco de lá


O calçadão da rua XV de Novembro possui dois ícones da arquitetura curitibana de inspiração "Art Déco" em suas extremidades. Na Praça Osório temos o Edifício Moreira Garcez e na Praça Santos Andrade a agência do Correio Velho.

Essa foi a primeira agência oficial de correios e telégrafos de Curitiba, construída em 1934. Com iluminação potente, elevadores, relógios eletrônicos e instalações telegráficas, a construção foi considerada um marco da modernidade no estado na década de 30.

Art déco, por vezes referido apenas como Deco, é um estilo de artes visuais, arquitetura e design internacional que começou na Europa em 1910 (pouco antes da primeira guerra mundial), conheceu o seu apogeu nos anos 1920 e 1930 e declinou entre 1935 e 1939. O Art Déco afetou as artes decorativas, a arquitetura, o design de interiores e desenho industrial, assim como a moda, a pintura, as artes gráficas, o cinema e o design de vários tipos de meios de transporte (carros, trens e transatlânticos). Seu nome tem origem da abreviação de Artes Decorativas, da Exposition internationale des arts décoratifs et industriels modernes (Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas) realizada em Paris em 1925. Combinou estilos modernistas com habilidade fina e materiais ricos. Durante o seu auge, o Art Déco representou luxo, glamour, exuberância e fé no progresso social e tecnológico. Fonte: Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.