Elementar meu caro Watson!



Encontrei essas duas fotos em papel numa caixa de fotos antigas aqui em casa. Passei a procurar detalhes em ambas que pudessem revelar quando eu as fiz a partir da janela do apartamento dos meus pais no Edifício Asa.

A primeira foto mostra que a loja Garcez ocupava o prédio todo, o novo relógio já estava no local atual e a principal pista, o Cine Astor ainda estava aberto. Aos fatos: o relógio atual foi instalado em 1993 e o Cine Astor projetou seu último filme (Titanic) em 1997. Temos então a janela de tempo na qual essa foto deve ter sido feita: entre 1993 e 1997. Se alguém encontrar mais pistas que ajustem o ano no qual fiz a foto, por favor, compartilhe.

Mais uma vez o relógio diz que a segunda foto foi feita depois de 1993. Mas a pista que mata a charada é a faixa junto ao relógio na qual se lê parcialmente tratar-se de um convite para a XVII Festa (de alguma coisa) em Santa Felicidade em julho de algum ano. Não poderia ser a Festa da Uva, pois essa levaria a foto para 1975, mas muito provavelmente trata-se da Festa do Frango, Polenta e Vinho, que completou sua 37ª edição em 2019, o que leva a segunda foto para 1999!

Comentários

  1. 2ª Foto - Simples. Basta ver o calendário dos anos citados. O que combina com a Festa de Santa Felicidade é de 1995, começando na 6ª feira e encerrando domingo como é tradição. Vide Faixa da Festa em pleno Calçadão.

    ResponderExcluir
  2. A Festa da Uva normalmente é em Fevereiro de cada ano. Em 2020 foi em 7 de Fevereiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Festa da Uva não pode ser porque em 2019 aconteceu a 61ª edição, portanto a 17ª aconteceu em 1975. Já a festa do Frango, Polenta e Vinho teve sua 37ª edição em 2019. Retrocedendo 20 edições, chegaremos 9, 10 e 11 de Julho de 1999 (sexta, sábado e domingo).

      Excluir
  3. A 1ª Foto sugere ser mais recente, com uso de acrílico como toldos de proteção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira foto é anterior à segunda, pois na primeira vemos o Cine Astor, que fechou em 1997.

      Excluir
  4. Na primeira foto vemos cinco veículos, mas apenas um está usando uma placa amarela. Isso indica, por probabilidade, que estamos na etapa final da troca das placas, deixando a foto mais próxima de 1997 do que de 1993.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas