Fotos à esmo: Complexo da Reitoria da UFPR


Projetado pelos arquitetos David Xavier de Azambuja e Rubens Meister (este responsável pelo projeto do Teatro da Reitoria), o complexo da Reitoria da UFPR é considerado um dos mais importantes marcos da arquitetura modernista em Curitiba e foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Estadual em 1999.

O prédio construído na rua General Carneiro foi inaugurado em agosto de 1958 e denominado Edifício D. Pedro I por ocasião das comemorações do Sesquicentenário da Independência do Brasil.

O complexo, depois de todo construído, tornou-se o mais importante espaço para a formação intelectual e de pesquisa do Paraná, congregando várias faculdades e cursos. Isso constituiu numa experiência inédita o que possibilitou o contato direto e interdisciplinar entre todos os universitários dos mais diversos cursos.

A história que envolve o conjunto de prédios está intimamente ligada ao Professor Flávio Suplicy de Lacerda, ex-reitor da UFPR. Foi ele quem trouxe o projeto do MEC (Ministério da Educação e Cultura) e o implantou.

A Reitoria, como é conhecido todo o complexo de prédios, tornou-se, ao longo dos anos, referência para localização espacial dentro da cidade de Curitiba e local para as mais diversas manifestações sociais.

Durante todo esse tempo os edifícios da Reitoria sofreram algumas modificações internamente e externamente. Na década de 1980, por exemplo, o pátio que até então era exclusivo para o estacionamento de carros passou por uma remodelação. Hoje é uma praça onde estudantes, professores, funcionários e transeuntes utilizam-na como espaço de lazer.

Fontes: Site da UFPR e Site da Secretaria de Estado da Cultura 

Comentários

Postagens mais visitadas