Fotos à esmo: Prédio histórico da UFPR


A ala do prédio da Universidade Federal do Paraná na Praça Santos Andrade com entrada pela Rua XV, foi construída com recursos próprios especialmente para formação de engenheiros civis, abrigando até 1961 a Faculdade e depois Escola de Engenharia. Ali foram graduados 1.588 engenheiros civis.

Essa informação consta numa placa de mármore fixada na entrada do prédio, por iniciativa dos ex-alunos com apoio da Reitoria da UFPR no ano 95 da fundação da UFPR.

A Universidade Federal do Paraná iniciou suas atividades em Curitiba na segunda quinzena de março de 1.913, podendo assim, ser considerada a mais antiga universidade do Brasil. Os primeiros cursos ofertados foram Ciências Jurídicas e Sociais, Engenharia, Medicina e Cirurgia, Comércio, Odontologia, Farmácia e Obstetrícia.

O prédio histórico, inaugurado em 1914 era bem diferente da atual fachada branca com colunas neoclássicas. O projeto original do engenheiro Baeta de Farias era eclético, possuía apenas um bloco de cinco andares e uma cúpula central apenas decorativa. Entre 1923 e 1926 duas novas alas foram adicionada e em 1940 a estrutura teve que ser novamente ampliada para receber o curso de Medicina, quando recebeu sua cor branca (era originalmente cor-de-rosa).

Na década de 1950 a universidade foi federalizada. Com investimento federal o prédio foi novamente ampliado, ocupando toda a quadra e recebendo as fachadas que conhecemos hoje em dia.

Comentários

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas