Paróquia Bom Jesus dos Perdões



Minha mãe enquanto pode e viveu em Curitiba, frequentou essa igreja na Praça Rui Barbosa. Algumas vezes fiz companhia à ela em algumas missas.

Segue um pouco da história da Igreja Bom Jesus dos Perdões que encontrei na página do FB da paróquia.

Os frades franciscanos, pertencentes à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, chegaram a Curitiba em 1899. Em 1901, foram erguidos no Largo da Misericórdia (atual Praça Rui Barbosa) – local onde é a quadra do Senhor Bom Jesus – uma capelinha e um tosco conventinho em madeira de pinho (9x12m). O superior da fraternidade foi Frei Redento Kullmann, integrada por Frei Inocêncio e Frei Policarpo Schuhen.

No dia 30 de julho de 1907, procedeu-se ao lançamento da pedra fundamental da nova igreja do Bom Jesus. As obras tiveram início no dia 19 de maio de 1908 e se desenvolveram em ritmo tão acelerado que, já a 14 de setembro do mesmo ano, colocava-se a cruz no topo da torre de 42 metros de altura. O responsável pelas obras e, ao que parece pelo projeto, era Frei Feliciano Schlag. No dia 24 de julho de 1909 era consagrado o novo templo.

A Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões foi criada pelo Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom Manoel da Silveira D’ Elboux, em 24 de maio de 1951, tendo o Frei Erasmo Cleven foi nomeado vigário em 31 de maio de 1951.

Comentários

Postagens mais visitadas