Fotos à esmo: Teatro Guaíra



Passando pela Amintas de Barros, fotografei à esmo a lateral do Teatro Guaíra, uma edificação que todos que moram em Curitiba amam. Entrar no Guaíra é sempre motivo de alegria e há sempre um detalhes para descobrir e admirar. Se você nunca entrou no Guaíra ou quer matar um pouquinho a saudade, veja algumas fotos do seu interior seguindo esse link.

A história do Teatro Guaíra começa com a construção do Theatro São Theodoro (homenagem à Theodoro Ébano Pereira), onde hoje está a Biblioteca Pública do Paraná, inaugurado em 1884. Foi transformado em prisão durante a Revolução Federalista em 1894. Voltou a ser teatro em 1900, rebatizado com o nome Theatro Guayrá, demolido em 1939.

O projeto para o novo teatro foi escolhido no final dos anos de 1940, de autoria de Rubens Meister, um dos grandes nomes da arquitetura modernista no Paraná, tendo a construção iniciada em 1952. Em 1954 é inaugurado o Auditório Salvador de Ferrante (o Guairinha). O Guairão, ou auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, foi inaugurado em 1974 e o Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito foi inaugurado em 1975. Os três auditórios juntos somam 16.900 metros quadrados e oferecem 2.757 lugares. Fonte: site do Teatro Guaira.

Comentários

Postagens mais visitadas