Revisitando a Igreja de São José e Santa Felicidade




Fui convidado por um casal de autores, que estão trabalhando num livro sobre o bairro de Santa Felicidade, a colaborar com algumas imagens que já havia feito no bairro ao longo das minhas muitas visitas.

A Igreja de São José e Santa Felicidade foi um dos locais selecionados e buscando em meus arquivos as imagens, encontrei essas que publico hoje, inclusive duas panorâmicas, uma horizontal e outra vertical mostrando o belo interior da igreja.

O bairro de Santa Felicidade ganhou seu nome em homenagem à Dona Felicidade, proprietária e doadora dos terrenos que hoje formam o bairro, mas a Igreja de São José e Santa Felicidade leva o nome de uma santa da igreja católica cujo nome era Felicidade, uma mártir de Roma, cuja pintura pode ser vista no teto da igreja. A igreja é de 1891 e foi um importante elemento agregador dos italianos que fizeram o bairro. A fachada apresenta elementos românticos e clássicos, tendo o campanário (torre sineira) separada da nave principal, conforme tradição italiana.

Comentários

Postagens mais visitadas