Panorâmica da Biblioteca Pública do Paraná


Juntando sete imagens sequenciais montei essa panorâmica da Biblioteca Pública do Paraná, que inicia no prédio do Banco do Brasil e termina no Edifício Brasilino Moura. O efeito é de uma lente grande angular, distorcendo a biblioteca.

O governador Bento Munhoz da Rocha Neto mandou construir a sede própria no local onde funciona até hoje. O projeto é de Romeu P. Costa, convidado a elaborar o projeto porque venceu, pouco antes, concurso público para construção da Biblioteca Pública de Curitiba. O projeto não saiu do papel, mas o qualificou, aos 26 anos, a projetar a Biblioteca Pública do Paraná. O prazo de execução, oito meses, foi recorde, inaugurada em 19 de dezembro de 1954.

O prédio foi tombado como Patrimônio Cultural em 18 de dezembro de 2003, dentro da programação alusiva ao sesquicentenário da emancipação política do Paraná. Os acréscimos culturais e tecnológicos ao longo dos anos fazem da Biblioteca Pública do Paraná uma das maiores unidades públicas de conhecimento do país. Os serviços oferecidos se baseiam na igualdade de acesso a todos.

Fonte: http://www.bpp.pr.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas