Casas de Madeira de Curitiba 1



Gosto muito de encontrar em Curitiba em bairros dinâmicos, próximos do centro, repletos de modernos edifícios, como o Bairro Água Verde, redutos onde parece que a fúria urbanística ainda não descobriu. Essas duas casas em madeira, uma delas com os famosos lambrequins, encontram-se na rua Cândido Xavier, entre as avenidas Iguaçú e Getúlio Vargas.

Comentários

  1. Casa da minha bisavó! Linda! http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/74839_449673957522_7885025_n.jpg inclusive estas fotos foram tiradas na mesma epoca. se você reparar a florzinha rosa está logo ali! (:

    ResponderExcluir
  2. Oi Jonas! Acho essa uma das casinhas de madeira mais bonitas que já vi em Curitiba. Todas as vezes que passo por ela, acabo fotografando!
    Que linda a sua foto, assim como a sua bisavó! Simplesmente maravilhosa!!
    Há quanto tempo existe essa casa? Poderia me contar um pouquinho dessa história?

    ResponderExcluir
  3. Acho que ela se destaca por estar sempre muito bem cuidada, pintadinha e com as cores combinando! Minha prima que mora aí agora até teve que comprar um carro azul para combinar com a casa haha.
    Então, eu confesso que não sei muito sobre a historia. Minha familia é de Palmeira, minha bisavó, Anna Luiza Teixeira de Oliveira Zanetti, morava lá com seus 19 irmãos, ela se casou e teve 8 filhos, assim que meu bisavô morreu ela se mudou para essa casa, mas ela já existia antes, minha avó só a adquiriu. Mas sem dúvidas posso te dizer que a casa tem mais de 100 anos. Fora isso só sei de alguns fatos interessantes. A casa era bem mais para trás antes, mas foi contruida uma outra casa no mesmo terreno, e com isso a casa foi "puxada" para frente. Uma outra curiosidade é que se você perceber não há nada no terreno do lado, que é comprido e vazio. A muito tempo atras aquele terreno era uma rua que atravessava toda essa quadra. Fora esses fatos, a casa não passa de uma casa de vó bem tradicional, essa casa sempre foi ponto de festas, encontros, etc. e ainda é. Minha familia "intima" é muito grande, são 8 filhos, mais de 30 netos e mais de 10 bisnetos. Se ainda se interessar posso perguntar mais coisas para minha tia, ela com certeza sabe muito mais do que eu!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado Jonas, já sao informações bem interessantes. Voce autorizaria que eu postasse a foto da sua bisavó? Eh fantástica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta casa ...hoje restaurante Doce de Cidra...ainda pertence à família Texeira...( donos do restaurante ) um dos integrantes da família é Paulo Texeira ...integrante da famosa Banda Blindagem ! Passei muitos momentos nesta casa ! Família muito envolvida com arte e música.

      Excluir
  5. Claro que sim. sem probelmas. achei essa foto por aqui tambem http://a2.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/250009_2035589818723_3340928_n.jpg ela mesma pintou esse quadro com 93 anos, um mes antes de falecer. O legal é que ela pintou de memória, sem ver fotos nem nada. Enfim, acho muito legal esse lado do seu blog em que você se envolve com a história das casas e construçoes. Penso muito assim também e gosto de imaginar e até mesmo criar historias que podem ter se passado em determinados lugares. Isso é muito legal!

    ResponderExcluir
  6. foto que tirei hoje da casa branca e azul:
    http://distilleryimage3.s3.amazonaws.com/89777c4a616b11e2ad6922000a1fa410_7.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alemão. Essa casa (fantástica) já postei aqui no blog. Dê uma olhada no post, inclusive com a foto da antiga dona da casa, enviada pelo seu neto.
      http://www.circulandoporcuritiba.com.br/2012/06/dona-anna-sua-casa-suas-flores-e-sua.html
      Abraço

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas