Um velho fusca

Voltando para casa do trabalho num dia chuvoso, quase no final da Avenida Kennedy, no bairro Rebouças, parei num semáforo e vi essa cena que tem um toque de nostalgia. Um carro velho parado em frente a uma fábrica de artefatos de metal, aparentemente abandonada. Acabei registrando a imagem. 

Recebi um comentário do leitor Edu Martins em 28/09/2020, o qual reproduzo abaixo e que conta um pouco a história desse local. 

"Cresci nesta casa.. do meu Bisa Urbano Tortato. Atualmente só tio Nego (Manoel.Tortato) está trabalhando ali. Com a morte do Tio Olinto o terreno está a venda pelo custo alto do IPTU e manutenção. 

Esse local tem uma linda história por trás.. meu Bisa, seu Urbano, começou concertando panelas e chegou a ter mais de 20 funcionários neste lugar, uma historia de sucesso que infelizmente por questões familiares não se desenvolveu.  

Ele tinha uma linda Kombi cinza corujinha do qual sonhava em herdar. Esse fusca (da foto) é do falecido Tio Olinto que não deixou herdeiros e provavelmente foi isso que definhou esse fantástico lugar. 

Quem entra ali pode ver as polias com as contas de couro fazendo a engrenagem de todo maquinário do início do século passado, máquinas de dobra e corte de chapa. Meu tio Nego se especializou em funilaria de carros antigos, vem gente do Chile, Argentina e São Paulo fazer réplicas incomparáveis de ford 29, buikes, etc.. colecionadores renomados conheciam esse lugar.

Tia Nega, a nossa tia que se tornou freira, assim como minha vó, que me criou e chamo de mãe, Lyria Tortato, estão com Alzhaimer em nível leve, estão bem fisicamente mas a mente já não corresponde como antes.

Seu Urbano foi casado com Dona Herminia Trevisan.. morreu em 1992 e ela em 1996.. pessoas incríveis, batalhadora que traziam no sangue a história de imigração vencedora." 

Comentários

  1. Foto belíssima Washington.
    Um ano DOURADO 2010!

    ResponderExcluir
  2. Olá ói eu aqui de novo. Essa fábrica ainda funciona apesar de parecer abandonado, é só você ir lá e falar com seu Manoel e Olívio eles são já de idade mas ainda trabalham lá, são os filhos do seu Tortato já falecido. Meu esposo conheceu bem eles porque aposentou-se numa metalúrgica( GUSSO )que ficava na travessa da Lapa e depois mudou pro Município de Almirante Tamandaré e existe até hoje. E ele ia sempre no Tortato encomendando serviços pra metalúrgica.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  3. continuação: História do seu Tortato...eram ou são quatro filhos, duas mulheres e dois homens, uma das irmãs é freira(irmã religiosa) que mora ou morava na casa da esquina, a direita da foto.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Seja sempre bem vinda.
    Essa foto é uma das minhas favoritas.
    Passo de carro em frente praticamente todos os dias e percebi que ainda funciona a fábrica. Que legal que vocês conhecem não só o local mas as pessoas que fizeram e fazem esse local. Essa casa que você menciona e que fica na esquina já chamou a minha atenção (a fotografei inclusive) pois o estilo da casa lembra as casas da rede ferroviária.

    ResponderExcluir
  5. pra quem tem mais de trinta anos de estrada ele está muito bem conservado,antigo sim,agora,velho?

    ResponderExcluir
  6. Cresci nesta casa.. do meu Bisa Urbano Tortato. Atualmente só tio Nego (Manoel.Tortato) está trabalhando ali. Com a morte do Tio Olinto o terreno está a venda pelo cisto alto do IPTU e manutenção. Esse local tem uma linda história por trás.. meu Bisa, seu Urbano, começou concertando panelas e chegou a ter mais de 20 funcionários neste lugar.. uma historia de sucesso que infelizmente por questões familiares não se desenvolveu.. ele tinha uma linda Kombi cinza corujinha do qual sonhava em herdar.. esse fusca é do falecido Tio Olinto que não deixou herdeiros e provavelmente foi isso que definhou esse fantástico lugar, quem entra ali pode ver as polias com as contas de couro fazendo a engrenagem de todo maquinário do início do século passado, máquinas de dobra e corte de chapa.. meu tio Nego se especializou em funilaria de carros antigos, vem gente do Chile, Argentina e São Paulo fazer réplicas incomparáveis de ford 29, buikes, etc.. colecionadores renomados conheciam esse lugar.
    Tia Nega, a nossa tia que se tornou freira, assim como minha vó, que me criou e chamo de mãe, Lyria Tortato, estão com Alzhaimer em nível leve, estão bem fisicamente mas a mente já não corresponde como antes.
    Seu Urbano foi casado com Dona Herminia Trevisan.. morreu em 1992 e ela em 1996.. pessoas incríveis, batalhadora que traziam no sangue a história de imigração vencedora..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo relato Edu! Vou colocar essas informações no post.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas