Por dentro da Casa Andrade Muricy





A denominação da Casa é uma homenagem a José Cândido de Andrade Muricy (1895-1984), escritor e crítico literário e musical. O prédio foi construído entre 1923 e 1926 e inaugurado durante a gestão do presidente do estado Caetano Munhoz da Rocha.
A antiga construção abrigou Coletorias Estaduais, a Repartição de água e Esgoto e a Junta Comercial. Ali também funcionou a Secretaria de Finanças, algumas coordenadorias da Secretaria da Cultura, a Sala Miguel Bakun e setores voltados para a música. No subsolo, funcionou o escritório da Funarte e, mais tarde, a Bienal do Design.
A edificação, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1977, possui três fachadas: a principal voltada para a Alameda Doutor Muricy e as demais para as Ruas Saldanha Marinho e Cruz Machado. Está interligada ao prédio da Secretaria de Estado da Cultura por sua parte posterior. Possui dois pavimentos de amplas salas de exposição; o pavimento térreo mede 412 m2 e o pavimento superior 509 m2, sendo 300 metros lineares com altura média de 4 metros. As salas de exposição são interligadas e dotadas de dispositivos de segurança, com circuito fechado de TV.

Comentários

  1. Nossa que legal, você é cultura ambulante, tenho aprendido muito com seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Vou tentar ser culta. Você sabia que nossa querida cidade de Curitiba, foi capital do Brasil?( cidade modelo). No dia 24 à 27 de março de 1969, em pleno regime militar foi editado o AL5-eliminado o poder Judiciário e tudo se concentrava no Executivo, Costa e Silva era presidente e sua esposa Iolanda era Curitibana.
    Neste período todos os ministros mudaram para Curitiba e todos os decretos eram assinados aqui. Costa e Silva não concordava com o AL5.
    Mesmo que por curtíssimo período, mas já foi uma notícia em tanto. Desculpa se já sabia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Dioneia! Tenho aprendido muito também. Virei um leitor de tudo que diz respeito a Curitiba. Acabei de ler/ver um livro sobre o Hotel Tassi, que ficava na esquina da Barão com a Sete de Setembro, de frente para a antiga estação de trem e a Praça Eufrásio Correa. O livro é ilustrado por desenhos do Poty e por fotos de família (fantásticas). Um verdadeiro resgate da história desse prédio que há décadas está escorado esperando reforma.

    Quanto a Curitiba ter sido capital do Brasil, nunca tinha ouvido falar! Sem dúvida uma história muito interessante e que lamentavelmente poucos devem saber. Pergunto (não para você, mas ao vento), porque não ensinam história de Curitiba nas escolas? Porque praticamente não se encontra literatura sobre a cidade nas livrarias (mesmo naquela que leva o nome da cidade)?? Agora se quiser literatura sobre cidades européias, encontraremos aos borbotões!!

    ResponderExcluir
  4. Tb não ensinam a história de São Paulo em São Paulo. No entanto, temos muitos livros sobre a cidade.
    Você já leu um livro chamado Paraná Vivo, de Temístocles Linhares? A edição dos anos 50 tem algumas poucas fotos de época. Fala sobre o estado todo e tem um capitulo todo sobre Curitiba.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas