A Boa Vista de Angélica Geronasso



Não conheço a história da família Geronasso, mas quem passa pelo bairro do Boa Vista, logo irá perceber que a história, seja ela qual for, está intimamente ligada a esse bairro. Várias ruas levam nomes de pessoas da família Geronasso (sendo a principal delas a Rua Ludovico Geronasso). Numa breve pesquisa na internet, verifiquei que a região até a década de 50 não passava de um extenso campo de pecuária. As codornas e perdizes no local atraíam um grande número de apaixonados pela caça.
Uma enorme extensão de terras no bairro ( 500 hectares ) pertencia à família Geronasso, que uma vez divididos em lotes, permitiu a urbanização do bairro e o crescimento da população.
Circulando pelo bairro, seja levando o meu filho à casa de um amigo ou eu mesmo visitando o estúdio de um amigo meu, sempre via um enorme terreno margeando a Ludovico Geronasso, onde um dia parei para fotografar belas araucárias. Em outra oportunidade, parei para fotografar uma casa muito bonita, com ares de casa antiga e de casa de vó. Mais uma vez na internet, descobri que nessa casa morava Angélica Manikoski Geronasso , que fora casada com Antonio Carlos Geronasso, falecida aos 74 anos. No Boa Vista ela nasceu e viveu toda sua vida. Diziam que foi uma mulher ativa, participante e completamente envolvida com os eventos do seu bairro. Católica, foi uma presença constante na Igreja Santo Antonio que ajudou a construir. Amplamente conhecida na Boa Vista, onde nasceu, constituiu família e hoje estão seus filhos e netos, Angélica era querida e benquista por todos que a conheciam. Sempre tinha palavras de alento e conforto para aqueles que delas careciam. Corajosa, Angélica foi uma "NONA" inesquecível.
A casa tem duas placas com números, descobri que a casa é parte dessa história pois num projeto apresentado na Câmara de Vereadores de Curitiba para dar à uma rua o seu nome, o endereço que citam como sendo o da sua casa é Rua Ludovico Geronasso nº l086, exatamente o número de uma das placas.

Comentários

  1. Olá, moro no Boa Vista, sou jornalista e farei uma matería sobre a família. Gostaria de convidá-lo a se adicionar à minha lista www.reportagemsocial.blogspot.com
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá Emildo. Vou conferir com certeza. Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas