Smanhotto


Essa casa, obviamente muito antiga pelo alinhamento rente a calçada e pela arquitetura em si, por anos ficou meio que abandonada. Fica em local nobre da cidade, tendo como vizinhos mais ilustres o predio central da Universidade Federal do Paraná e o Teatro Guaíra. Poderíamos dizer que seu jardim é a Praça Santos Andrade (que encara de frente) e também próximo, o Passeio Público.
Há décadas passo por essa casa e sempre a considerei muito bonita. Muito recentemente começou a ser reformada, testes de cores foram feitos (parece que esse da foto foi o vencedor) e algo que eu jamais havia reparado ou simplesmente foi inserido agora, é o sobrenome Smanhotto na entrada.
Há uma placa com os responsáveis técnicos pela obra. Mandei um e-mail pedindo informações sobre a casa, mas infelizmente não tive retorno. Tentei buscar referencias sobre a casa e o sobrenome Smanhotto. Sobre a casa, nada descobri. Quanto ao sobrenome, esse é de origem italiana, tem relação com Santa Felicidade (Restaurante Dom Antonio talvez) e dá nome a uma rua de Curitiba.
Se alguém tiver informações sobre o propósito dessa reforma ou sobre o nome, serão muito bem vindas.

Comentários

  1. Olá...fiquei curiosa sobre o sobre o nome Smanhotto, pesquisei e o que achei foi nome de ruas, salão de cabelereiro, e árvore geneológica da família smanhotto, www.familiaridade.com.br/sobrenome/smanhotto.asp

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas