O Azulão


Muito se falou da mais nova estrela do transporte público de Curitiba, o Ligeirão. Até então (dia da foto) não havia sido apresentado de perto para esse gigante. Como estava na Rua Marechal Floriano fotografando uma casa, que é de interesse de preservação e é mais um exemplo de edificação abandonada esperando ruína, e vi chegando o grande latão azul, resolvi fazer a foto.
Com vários apelidos, o azulão ou ligeirão ou tucanão, é movido exclusivamente a biocombustível 100% à base de soja, ou seja, combustível limpo, não-mineral. Ele tem 28 metros de comprimento e capacidade para transportar 250 pessoas.
Inicialmente circulou pelo Eixo Boqueirão, cuja quantidade de passageiros somando os transportados pelos ônibus biarticulados e dos ligeirinhos das Linhas Diretas Boqueirão-Centro Cívico e Barreirinha-São José, totaliza 125 mil pessoas/dia. Nesse eixo, apenas os ônibus biarticulados e articulados Ligeirões, transportam 70 mil usuários/dia. Hoje já circula também pela linha verde até o Pinheirinho.
Embora se destaque pelo tamanho, uma das principais vantagens do Azulão são as condições oferecidas para cadeirantes. Além dos avisos sonoros que já existem nos outros ônibus de Curitiba, para que se saiba as paradas dos veículos, o ônibus azul tem um dispositivo para que o deficiente físico possa comunicar da sua descida. E, para os portadores de deficiências auditivas, foram instaladas luzes dos lados de dentro e de fora nas portas, que indicam quando o ônibus será fechado.
Se resolve os problemas de super lotação em horários de pico eu não sei, mas que gera bastante notícia, isso gera!

Comentários

  1. I really love that biofuel is being used. It's about time!
    Are people excited about this bus?

    250 people is a lot of people. Really? They can really get 250 people on it? I am surprised.

    ResponderExcluir
  2. Hi Kitty. I would say that the mayor is more excited about the bus than the citizens! But I guess it is pretty normal.
    I do not know if 250 people is the number of people sat (probably not).

    ResponderExcluir
  3. Ah!!! aí está ele. Ainda não vi de perto. Dá até vontade de experimentar hehehe. No vermelhão já andei bastante em outras épocas.

    ResponderExcluir
  4. Qualquer dia me arriscarei numa viagem dentro de um desses! Quem sabe o que poderi fotografar de lá.

    ResponderExcluir
  5. No primeiro dia eu já fui dar uma volta xD
    Tinha cheiro de novo ainda hehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas