Antanas Sutkus no MON


Para os que curtem fotografia, não percam no MON até 01/07 a fantástica exposição de Antanas Sutkus.

A exposição “Antanas Sutkus: um olhar livre” reúne 120 imagens que revelam o talento do renomado fotógrafo lituano, um dos mais expressivos em âmbito mundial. Curitiba é a primeira cidade a receber a mostra, que segue em cartaz no Museu Oscar Niemeyer até 20 de maio.

Antanas Sutkus nasceu na Lituânia em 1939 e construiu o seu percurso durante o regime comunista, mas conseguiu escapar das armadilhas da censura política e não se perdeu nem se prendeu nas malhas da ideologia. O curador da mostra, Luiz Gustavo Carvalho, afirma que Sutkus descreve a vida cotidiana de maneira justa. “Às vezes irônica, mas sempre por meio de uma linha forte e resistente ao sistema e às influências”, diz Carvalho.

O público do MON tem a oportunidade de conhecer a cultura do leste europeu pelo olhar daquele que é considerado por críticos e jornalistas como “o poeta entre os soviéticos”. “As imagens não evocam memórias, e sim um presente contínuo que apresenta um povo com seus mistérios e idiossincrasias”, diz a diretora do Museu Oscar Niemeyer, Estela Sandrini.

Fonte: http://www.museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/antanassite.html

Comentários

Postagens mais visitadas