UFPR Legends x Predadores





Pouco conhecido no Brasil, o Futebol Americano começa a ganhar adeptos e campeonatos estaduais e nacionais começam a ser disputados.

Em Curitiba nos finais de semana era muito comum vermos no Parque Barigui e atrás do MON, equipes treinando. Os primeiros times a ter mais cara de times mesmo foram os Barigui Crocodiles e os Brown Spiders (nomes que para quem mora aqui, faz todo sentido, pois um faz alusão ao jacaré que morava no parque e ou outro, aos aracnídeos que tanto importunam a população).

Já existe uma Federação Paranaense de Futebol Americano (FPFA), fundada em Curitiba no dia 1 de Março de 2009, com o objetivo de promover o esporte e suas derivações no estado do Paraná. O seu corpo diretor conta com representantes de equipes espalhadas por todo estado, estando apta a estruturar e organizar eventos em todo o Paraná, buscando sempre que o esporte cresça de forma sustentável em todos os lugares.
Recentemente tivemos o quarto campeonato paranaense, do qual sagrou-se campeão (pela quarta vez) o time Barigui Crocodiles, por esse motivo, vou contar um pouco da sua história.

No ano de 2003 um grupo de amigos se reuniu para assistir alguns jogos da NFL (liga profissional de futebol americano). No final de semana seguinte o Parque Barigui recebeu o primeiro treino do então Barigui Crocodiles. O nome do time foi inspirado no lendário jacaré que habitava o lago do Parque Barigui. O tempo passou e dos fundadores da equipe restarão apenas três. Através dos anos muitos jogadores fizeram parte da equipe que hoje conta com mais de 70 jogadores. Desde o principio o Crocodiles buscava crescer de forma ordenada e procurou profissionalizar sua gestão. Foi criada a Associação Esportiva Barigui Crocodiles de Futebol Americano. O próximo passo ocorreu em 2008 quando o “Croco” decidiu importar as proteções idênticas aos dos profissionais americanos. A equipe realizou em outubro de 2008 o primeiro jogo com equipamentos completos no Brasil e em dezembro do mesmo ano fez o primeiro jogo fora do país por parte de uma equipe brasileira.
Com o crescimento do esporte no Brasil o time buscou um grande parceiro e mostrando as suas ambições de solidificar o esporte no cenário brasileiro, surgiu em 2011 a parceria com o Coritiba Foot Ball Club. O Crocodiles e o Coritiba Foot Ball Club inovaram realizando a primeira parceria entre um clube de futebol e uma equipe futebol americano no Sul do Brasil. Dessa parceria nasceu o Coritiba Crocodiles, que representara o Alviverde em um dos esportes de maior sucesso no mundo e de maior potencial de crescimento no país. Hoje são mais de 40 equipes equipadas espalhadas pelo Brasil, o que representa um número aproximado de 5.000 jogadores.

As informações aqui contidas foram obtidas no site da FPFA.

As fotos foram feitas pelo meu filho Diogo, durante o jogo dos Predadores contra o UFPR Legends nesse último campeonato.

Comentários

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas