sábado, 25 de agosto de 2012

Adiantaram-se os Ipês?


Não entendo muito de botânica ou de meteorologia, assim a florada dos Ipês sempre me confunde. Acho que a sabedoria popular diz que uma vez que o Ipê dá a sua florada é porque o inverno acabou. Talvez os ipês ficaram confusos também, já que tivemos uma onda de calor aqui em Curitiba que durou algumas semanas (dizem que semana que vem o frio volta) e eles devem ter achado que a primavera já havia se instalado.
De qualquer maneira, ver essas árvores como nas fotos de hoje é sempre um prazer. Esse ipê eu fotografei na R. Pref. Ângelo Lopes, na altura da Souza Naves no Alto da XV.

8 comentários:

  1. Eu também não entendo nada de botânica, mas já observei que os ipês florescem entre meado e fim de agosto. São o prenúncio da primavera. Lindas fotos.

    ResponderExcluir
  2. A cidade fica muito bonita. Há ruas com dezenas de Ipes floridos (alguns mal tratados por causa dos horrendos fios de energia e telefonia). Aliás, a prefeitura deveria fazer um planejamento com todas as empresas que possuem cabos aéreos, que os enterrassem ao longo de um certo período (mesmo que décadas).

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. O incrível desse Ipê amarelo é que a cor é essa mesma, não tem tratamento de cor!

      Excluir
  4. A florada é linda! É impossível ignorá-la, Takeuchi. Belos registros você fez!

    Qualquer município no Brasil deveria privilegiar o plantio de espécies floris nas ruas, parques e praças. Manter o paisagismo urbano com cuidadosa atenção é oferecer ao cidadão bons motivos de contentamento, pelo menos no aspecto em destaque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Fica muito mais agradável dirigir por uma cidade mais verde e mais colorida pelas flores.

      Excluir
  5. Washington, na mesma rua, só que na outra direção, haviam ipês rosa maravilhosos, até a semana passada (a florada é muito efêmera...). Acho que deveriam substituir as muitas árvores que vêm sendo sumariamente retiradas por toda a cidade por ipês, de todas as cores. São árvores maravilhosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carmen. Passei na Padre Gernano nesse final de semana e os ipês amarelos e roxos deixaram a rua um espetáculo.

      Excluir

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.