Adiantaram-se os Ipês?


Não entendo muito de botânica ou de meteorologia, assim a florada dos Ipês sempre me confunde. Acho que a sabedoria popular diz que uma vez que o Ipê dá a sua florada é porque o inverno acabou. Talvez os ipês ficaram confusos também, já que tivemos uma onda de calor aqui em Curitiba que durou algumas semanas (dizem que semana que vem o frio volta) e eles devem ter achado que a primavera já havia se instalado.
De qualquer maneira, ver essas árvores como nas fotos de hoje é sempre um prazer. Esse ipê eu fotografei na R. Pref. Ângelo Lopes, na altura da Souza Naves no Alto da XV.

Comentários

  1. Eu também não entendo nada de botânica, mas já observei que os ipês florescem entre meado e fim de agosto. São o prenúncio da primavera. Lindas fotos.

    ResponderExcluir
  2. A cidade fica muito bonita. Há ruas com dezenas de Ipes floridos (alguns mal tratados por causa dos horrendos fios de energia e telefonia). Aliás, a prefeitura deveria fazer um planejamento com todas as empresas que possuem cabos aéreos, que os enterrassem ao longo de um certo período (mesmo que décadas).

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. O incrível desse Ipê amarelo é que a cor é essa mesma, não tem tratamento de cor!

      Excluir
  4. A florada é linda! É impossível ignorá-la, Takeuchi. Belos registros você fez!

    Qualquer município no Brasil deveria privilegiar o plantio de espécies floris nas ruas, parques e praças. Manter o paisagismo urbano com cuidadosa atenção é oferecer ao cidadão bons motivos de contentamento, pelo menos no aspecto em destaque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Fica muito mais agradável dirigir por uma cidade mais verde e mais colorida pelas flores.

      Excluir
  5. Washington, na mesma rua, só que na outra direção, haviam ipês rosa maravilhosos, até a semana passada (a florada é muito efêmera...). Acho que deveriam substituir as muitas árvores que vêm sendo sumariamente retiradas por toda a cidade por ipês, de todas as cores. São árvores maravilhosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carmen. Passei na Padre Gernano nesse final de semana e os ipês amarelos e roxos deixaram a rua um espetáculo.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas