Grupo de Caminhadas Observacionais - Rebouças - Gateball





Ontem (25/08) fizemos a nossa caminhada observacional de inverno, passando pelo Rebouças e Centro. O grupo foi numeroso, muito incentivado pela reportagem da Gazeta do Povo.
Vou começar a série de posts dessa caminhada por um jogo pouco conhecido da maioria dos brasileiros. Trata-se do Gateball (ゲートボール Gētobōru).
No meio da nossa caminhada, paramos na Praça Ouvidor Pardinho para descansar e tomar uma água. Percebi na quadra de areia que havia três idosos japoneses e logo percebi que estavam jogando uma animada partida de Gateball. Fui até lá para registrar o evento.

O gateball é um esporte simples, que utiliza o taco e a bola e é praticado tanto em quadras de terra batida, como no gramado. Criado por um padeiro na província japonesa de Hokkaido, a região mais fria do país (Eiji Suzuki em 1947).
O jogo foi originalmente concebido para crianças, mas os idosos tornaram-se os grandes entusiastas do Gateball por ser fácil de aprender e não muito exigente fisicamente.
O gateball é jogado em uma quadra retangular de 20 a 25m de comprimento e 15 a 20 metros de largura. Cada quadra tem três gates e um goal pole. Os jogadores tem bolas numeradas correspondentes com suas ordem de jogo. A bolas são vermelhas ímpares e as brancas são pares. Os times marcam um ponto por bola rebatida com o stick (taco) que atravesse um gate (arco) e dois pontos por atingir o goal pole (pino central).
Atualmente 20 milhões de pessoas praticam gateball no mundo, sendo que a metade está na China, seguida pelo Japão, com 5 milhões e Taiwan com 1,8 milhão. No Brasil, estima-se que existam 10 mil praticantes. Vários campeonatos são realizados todos os finais de semana, movimentando um grande número de atletas.
Por ser um jogo leve, com um desgaste físico moderado, gateball é indicado para pessoas de qualquer idade e sexo.
Fonte: www.culturajaponesa.com.br e Wikipedia.

Comentários

  1. Vou esperar as suas fotos para visualizar o trajeto da Caminhada, Takeuchi. Infelizmente, não pude ir, mas não faltará oportunidade.

    Não sabia nada sobre o "Gateball"; agora, um pouquinho mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi professora. Durante essa semana irei fazer uma série de postagens sobre essa caminhada.
      Pena não ter ido. Não perca a próxima caminhada, que será no São Lourenço.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas