Igreja do Abranches


A paróquia de Abranches, situada na mais antiga colônia de imigrantes poloneses vinda do sul do Brasil, tem a sua história iniciada no ano de 1873, quando os recém-chegados da Polônia, após estabelecerem-se em Santa Catarina, finalmente fincam raízes na região norte de Curitiba. No bairro do Abranches, foi levantada a primeira capela dedicada à Sant’Ana. De 1892 a 1893, os colonos construíram a atual igreja.

Em 1904, vieram as primeiras Irmãs Filhas da Caridade, para trabalhar na instrução das crianças e cuidar da igreja; estas foram chamadas pelo Pe.Leão Niebieszczanski. No ano de 1906, o curato de Abranches foi confiado por D.Duarte Leopoldo e Silva aos Padres Vicentinos, sendo que o primeiro deles a residir ali foi o Pe.Silvestre Kandora.
No ano de 1921, assume o Pe.José Joaquim Gòral, que inicia a reforma da igreja e tem o privilégio de celebrar com a colônia a instauração da Paróquia, em 1936. Em 1952, assume o Pe.João Píton, que leva a termo a construção da atual casa paroquial.
Nestes mais de 100 anos de existência, a Igreja foi acompanhando o crescimento da cidade e também dos fiéis, com a fundação de novas comunidades no entorno da Matriz: Vila Krasinski, Vila Suíça, Gabriela, São Miguel, Gianinni, Tanguá, Sta.Teresinha, Bonfim e São João Batista.

Comentários

  1. Que linda essa igreja, mas o banner está espetacular! É no Parque Barigui, não é?
    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gina. A foto eh do Barigui mesmo. Uma bela e fria manha de inverno.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas