A mulher e o cântaro


No pátio da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, que fica em frente à Praça Rui Barbosa, há uma estátua de uma figura feminina que carrega um cântaro. No dia em que fiz a foto, não reparei se havia alguma informação sobre essa estátua. Pesquisei na internet e achei uma passagem bíblica que pode ter relação com essa estátua.
Trata-se da mulher Samaritana em João 4.

Jesus disse: “quem beber dessa água voltará a ficar com sede. Mas quem beber da água que Eu dou nunca mais ficará com sede. Pelo contrário, a água que eu dou se torna uma verdadeira fonte que jorra para a vida eterna.”
A mulher disse: “Senhor, me dê dessa água para que eu não tenha mais sede e nem tenha que voltar aqui para buscar mais água.”

Comentários

  1. Ainda bem que o material da estátua é resistente ao tempo, mas o monumento bem que merece uma limpeza regular. É muito bonito; encontrou a autoria do belo trabalho, Takeuchi?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consegui identificar. Fotografei essa estátua durante a nossa última caminhada. Mas creio que uma consulta à própria Santa Casa esclareceria.

      Excluir
  2. Tenho a impressão de que esta mulher é Rebeca, mulher de Isaque (Gênesis). E sobre ela conheço de cor um pequeno lindo poema de Orides Fontela:

    "A moça do cântaro
    e seu gesto
    essencial: dar água"

    ResponderExcluir
  3. Em Manaus há uma fonte decorativa e chafariz que tem o conjunto culminado pela figura feminina que carrega um cântaro. A fonte fabricada na Escócia é de ferro fundido e foi instalada em 1896, na gestão do governador Eduardo Ribeiro. Que bom se você identificasse a estátua. Marçal_Manaus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marçal. A fonte de Manaus é belíssima e de fato é muito parecida com essa da Santa Casa de Curitiba.

      Excluir
  4. Obrigado, e parabéns pelas belas fotos!

    ResponderExcluir
  5. SE alguém conseguir os dados da estatua, como nome do artista, material utilizado, homenagem, titulo correto, estilo/expressão, por favor informar-me, agradeço imensamente. pliebberphoto@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas