Caminhando pela Riachuelo 1








A Rua Riachuelo já foi conhecida como Carioca do Campo (ou Carioca de Cima, já que a de baixo ficava na altura da hoje Marechal Deodoro) nos meados do século XIX, entre as atuais Rua São Francisco e Rua 13 de Maio. Lá existia uma bica, onde os moradores se serviam de água para seus afazeres domésticos.
Nessa época não era bem uma rua, mas um largo à leste da cidade, que terminava num capoeiral. A Avenida João Gualberto estava nascendo e depois crescendo, transformou a Carioca numa rua de fato.
Mais adiante em sentido norte, já estava aberto o caminho da marinha, que se tornaria a Av. João Gualberto. O caminho da marinha foi avançando e logo absorveu a Carioca e assim, foi tomando ares de rua e o comércio foi se estabelecendo.
Anos mais tarde, conquistas da Guerra do Paraguai rebatizaram a Carioca como Riachuelo e a da Entrada como Aquidabã. Ao contrário da Aquidabã (também uma batalha), que mais tarde virou Emiliano Perneta, a Riachuelo escapou da especialidade dos vereadores de Curitiba em mudar os nomes das ruas.
Fonte: Ruas e Histórias de Curitiba de Valério Hoerner Jr.

Comentários

  1. a intervenção de prefeitura melhorou o local, mas ainda está com alguma poluição visual...

    ResponderExcluir
  2. Enquanto eu fotografava, um dos comerciantes falou para fotografar a câmera de rua que nao funciona!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas