A Catedral restaurada - interior









Oficialmente no último 06/09 a Catedral foi reaberta para o povo de Curitiba após dois anos de reformas e ações de restauro. Considerada um dos maiores patrimônios históricos e artísticos de Curitiba, a Catedral é classificada como uma UEIP (Unidade Especial de Interesse de Preservação).
Um grande time de operários, arquitetos e restauradores trabalharam nesse tempo todo não apenas resolvendo problemas como infiltrações, pintura e sistemas elétrico e hidráulico, mas também, restaurando detalhadamente vitrais, desenhos, objetos e pinturas, como as originais dos anos de 1940 ao redor do altar.
As tribunas também foram recuperadas, aumentando a capacidade em 100 pessoas no andar superior.
O prédio foi construído de 1876 a 1893, em estilo neogótico, segundo o projeto do arquiteto francês Alphone de Plas. É Catedral Basílica Menor desde 8 de setembro de 1993, quando completou 100 anos.

Comentários

  1. show, agora preciso ir lá e conferir de perto, super dika, valeuz,

    JOPZ

    ResponderExcluir
  2. Olá Takeuchi, sim, ela é linda! Eu tive a oportunidade de visita-la quando estive em Curitiba, é maravilhosa! E você tem razão. é um patrimônio histórico riquissímo. Enche os olhos e o espírito. Parabéns pelas imagens maravilhosas, sempre maravilhosas. Eu não tive a mesma sorte em clicar assim tão maravilhosamente quando ai estive. Mas vou pedir tua permissão e colar pra mim algumas das suas imagens, lógicamente com os devidos créditos. Outro ponto que também visitei em Curitiba na última semana que estive aí (25/10/12), foi a " CASA DOS GERÂNEOS" da Nona Carolina e seus encantados Gerâneos nas janelas. É um lugar mágico também, eu já li um post seu sobre ela, porém, que pena, lá está tão abandonado, seria maravilhoso se houvesse uma restauração para a Casa dos Gerâneos, um lugar que com certeza faz a gente sempre lembrar de Curitiba, e existem tantos outros lugares belos em Curitiba que é sempre dificil enumerar qual é mais belo. Ah! A OPERA DE ARAME. Que coisa mais linda! eu amo Curitiba, amo tudo, tudo é maravilhoso, as casinhas de madeira, as arvores protegidas, a rua das Flores, a tanto de maravilhoso em Curitiba que eu não sei dizer... Obrigada pelo olhar. Sou fã das suas imagens, das suas colocações, o teu blog é minha leitura de cabeceira, sempre. Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Serpente (legal o nome!). Curitiba está precisando cuidar um pouco melhor de seu patrimônio, seja recuperando uma casa como a Casa dos Gerâneos ou limpando as pixações pavorosas que entristece quem gosta dessa cidade.
      Fique à vontade para usar as imagens da catedral (que espero um dia, me autorizem um tour um pouco mais a fundo).
      Muito obrigado por curtir o blog! Circule sempre por aqui!
      Abraço.

      Excluir
  3. Bom dia.
    Ficou linda!!! Umas das fotos chamou minha atenção pois mostra um magnífico órgão de tubos. Ano passado estive em Paris e tive a oportunidade de assistir (ou melhor, ouvir) um recital deste tipo de órgão na Catedral de Notre-Dame. Foi uma apresentação muito bonita e muito emocionante. Gostaria que fosse realizado algo assim em nossa Catedral. Tenho certeza que faria um imenso sucesso e valorizaria ainda mais este patrimônio histórico de nossa cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Catedral é fantástica mesmo! E realmente ouvir aquele órgão vê ser incrível.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas