Imagem com dias contados?



Há pouco tempo o governo federal fez um importante anúncio de investimentos a longo prazo (25 anos) em infraestrutura no Brasil. Uma grande malha ferroviária estava nesse pacote. O Paraná porém, teria ficado de fora, tendo apenas ramais cortando o estado, desconsiderando o porto de Paranaguá.
Na semana passada porém, uma boa notícia foi divulgada. O Governo do Estado do Paraná, empresários e intelectuais, apresentou uma proposta que teve simpatia do Governo Federal e que se adotada, resultará na construção de uma nova ferrovia entre Guarapuava e o litoral paranaense. Essa nova ferrovia representará uma redução em três vezes no tempo de transporte de cargas do oeste do Paraná para Paranaguá e uma redução de 25% no custo desse transporte.
Essa nova ferrovia pode também, significar o fim dos trens passando pela área urbana de Curitiba e portanto, o fim de imagens como as de hoje.

Comentários

  1. Pena que não adotam ferrovias para todo o Brasil como na Europa. Não somente para cargas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Everly. O Brasil tem a geografia ideal para muitas e muitas ferrovias para todos os propósitos. Acho que algumas coisas impediram o crescimento e modernização na nossa malha ferroviária. Uma delas diz respeito ao prazo para se executar um projeto ferroviário (décadas) e longo prazo para os nossos políticos tem que caber no seu mandato. Outro certamente tem relação com toda a industria de transporte rodoviário.
      Por isso vi com m útil bons olhos esse projeto do governado federal que tem um planejamento de 25 anos.

      Excluir
  2. Trabalho na esquina daonde vc tirou a foto e adoro ouvir o barulho do trem.
    Nas raras vezes que estou de carro, é batata eu ficar preso por causa do trem, mais como é uma vez ou outra nao me importo, como disse até gosto.
    De casa de manha escuto o apito do trem, moro no jd social e acredito que escuto, quando ele sai da rodoferroviaria.
    De manhã confesso que ele me incomoda um pouco, fico imaginando quem mora do lado do trilho...
    Tomara que esse projeto de certo e tenha igual Londrina - Maringa (salvo engano) que tem pra passageiros tbm.
    Se cuide
    aquele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu cruzo essa linha todos os dias. Confesso que alterno momentos de simpatia e antipatia pelos trens cortando o Cristo Rei e Alto da XV. Fico imaginando o que tomaria lugar dos trilhos se um dia eles deixarem de ser necessários. Espero que parques com muita área verde,

      Excluir
    2. boa ideia, mas penso em mais ciclovias pra cidade.
      Apesar do que as ciclovias estao "paralela"ao trem, mais realmente teriamos mais arvores, principalmente se tivermos mais pessoas iguais aquelas que vc postou algum dia desses...

      Excluir
  3. MOREI ENFRENTE A TRILHOS, E NÃO ME IMPORTAVA DE OUVIR OS TRENS PASSAREM, E ATÉ HOJE QUANDO VEJO OS TREM PASSAR ME EMOCIONO, NAQUELA ÉPOCA AS PESSOAS NÃO SE IMPORTAVAM DE MORAR ENFRENTE A LINHA DO TREM. HOJE EM DIA, TEM MUITAS COISAS QUE FAZEM TANTO BARULHO O DIA INTEIRO, E TEMOS QUE AGUENTAR...FREADAS DE CARROS, CAMINHÕES, MOTOS, E AQUELES APITOS DOS MOTOQUEIROS QUE SÃO GUARDIÕES A NOITE ENTÃO!!! PASSANDO DE MEIA EM MEIA HORA ENFRENTE A NOSSA JANELA, E A CACHORRADA DOS VIZINHOS COMEÇAM A LATIR...QUEM NÃO TEM CACHORRO FICA ACORDADO, E OS DONOS DELES DORMEM...E O PIOR É QUE CADA CASA TEM MAIS QUE UM ANIMAL, FAZEM TANTO BARULHO QUE O LADRÃO ENTRA E SAI E NINGUÉM PERCEBE...ALÉM DISSO, AINDA TEM OS ALARMES DAS RESIDÊNCIAS QUE DISPARAM COM OS LATIDOS, E ATÉ O DONO ACORDAR E ENCONTRAR A CHAVE, VC QUE NÃO TEM CACHORRO E NEM ALARME, NÃO CONSEGUE MAIS DORMIR...DESCULPE O DESABAFO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, o mundo já foi mais silencioso, educadamente mais silencioso. Abraço.

      Excluir
  4. well... falando em DIAS CONTADOS, pelo calendário MAIA faltam apenas 30 dias para o fim do mundo, então não são apenas os TRENS que estão para desaparecer.... será?

    JOPZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu uma propaganda tosca da Havan? Mostram um raio partindo a estatua deles e depois anunciam a liquidação do fim do mundo. Basicamente a vantagem êh a seguinte. Você compra um monte na Havan e só começa a pagar em 2013. Se o mundo acabar, se deu bem!!!! Não paga nada!!!

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas