ABRAM O PORTÃO!



Ontem, 07/07/2013, uma série de eventos coincidiram diante dos portões fechados da Casa Gomm. A partir das 09:30 começaram a chegar o pessoal do Croquis Urbanos, o pessoal das Caminhadas Observacionais, o pessoal da Freguesia do Livro, o pessoal do 2º Piquenique dos Sabiás no Bosque Gomm, de forma extraordinária depois de 85 anos, a 2ª Festa das Sombrinhas de Curitiba e porque não mencionar, o blog Circulando por Curitiba, marcando presença diante da histórica Casa Gomm e seu bosque (que é tombado pelo patrimonio histórico estadual) em contraste com o mais novo templo do luxo em Curitiba.
No fabuloso bosque, onde até o Clube das Violetas (do qual fez parte a mais famosa Miss Paraná, Didi Caillet) fez delicadas performances, em destaque ficava implantada a Casa Gomm, a MAIOR casa em madeira que Curitiba já teve. A casa, não sei precisar quando, foi deslocada para o limite do terreno para abrir espaço para o novo shopping. Não sei se a implantação do shopping fez diminuir o bosque, mas o fato é que nos recentes noticiários vimos que a prefeitura autorizou (ou determinou) que várias árvores do bosque fossem derrubadas, para que uma rua fosse aberta para dar vazão ao inferno de carros que certamente será presenteado aos que moram ou passam pela região.
A primeira imagem mostra bem o tamanho do drama! A Casa Gomm foi empurrada quase que para fora do seu terreno e o shopping quase que faz o mesmo com o bosque! 
Creio que se não fosse pela imprensa, moradores e cidadãos que não aceitam que seu patrimônio seja tratado como algo que possa ser riscado do mapa em favor de furiosos empreendimentos milionários, o Bosque da Casa Gomm já teria sido ainda mais invadido pela "modernidade". 
Esse post será apenas o primeiro de uma série que farei com as fotos que fiz no local.

Comentários

  1. Sem dúvida, a bela manhã de domingo reuniu a boa gente que ama de verdade a querida Curitiba. Aguardarei pelas suas fotos, Takeuchi; talvez, elas mostrem outros ângulos em contribuição à fartura de registros históricos relacionados ao tema.


    Conseguir a abertura do portão da Casa Gomm e preservar inalterado o belo conjunto são desafios aos "criadores de caso", grupo do qual tenho a honra de participar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas