Grupo Escolar Xavier da Silva






O Grupo Escolar Xavier da Silva é considerado o primeiro grupo escolar do Paraná planejado para receber o sistema de educação seriada ou seja, dividido em séries. Eram quatro séries com homogeneização etária.

Foi projetado pelo engenheiro civil Candido Ferreira de Abreu, em 1902, que foi prefeito de Curitiba em duas oportunidades e que projetou também o Paço da Liberdade.

O edifício está implantado no alinhamento predial na esquina das avenidas Marechal Floriano Peixoto e Silva Jardim. O edifício foi inaugurado em 10 de dezembro de 1903 e é tombado pelo patrimônio histórico do Paraná.

Numa entrevista que pode ser vista aqui, a arquiteta Elizabeth Amorin de Castro comenta que a arquitetura de um prédio diz muito sobre como era a vida, a cultura e a educação da época da construção. Uma das peculiaridades que o Xavier (como é conhecido pelos íntimos) trouxe na sua construção foi a implantação de dois pátios cobertos para recreação, um para meninos e outro para meninas, algo comum na Europa, mas pouco usual no Brasil.

O prédio de arquitetura eclética, visto de fora tem diversos elementos ornamentais, em alto padrão, feito para marcar esse momento da constituição das escolas públicas do Paraná e servir de modelo para as demais escolas. Internamente, por não ser visto da rua, há uma simplificação na construção. O pé direito do prédio é bastante alto por questões de ventilação e a construção em si é elevada por questões de isolação da umidade do solo.

Xavier da Silva foi um político paranaense nascido em Castro, que foi senador e por três vezes foi governador do Paraná durante a primeira república, quando o cargo era conhecido como presidente do Paraná. O colégio foi construído durante o seu segundo mandato e recebeu seu nome por ser uma tradição da época.

Comentários

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas