Portinari - A construção de uma obra



A Caixa Cultural traz a Curitiba uma exposição inédita que faz um apanhado da trajetória de Cândido Portinari, um dos maiores nomes da arte brasileira. "Portinari - A construção de uma obra" fica em cartaz na Caixa Cultural de 17 de janeiro até 18 de março de 2018. A mostra reúne 30 estudos do pintor, muralista e desenhista que conquistou reconhecimento internacional retratando o cotidiano do país com suas mazelas sociais, num legado que possui atualidade surpreendente. Também fazem parte da montagem oito esculturas criadas pelo artista plástico Sérgio Campos e que foram inspiradas em personagens de Portinari.

Segundo o curador, os trabalhos reunidos mostram o processo criativo do artista e ilustram sua trajetória. "É uma exposição específica da construção artística de Portinari que mostra estudos, esboços e desenhos de grandes obras dele", comenta Dannemann. "São pedaços preciosos de um artista singular, de quem buscou originalidade na própria poesia do homem". Entre eles, há estudos para o painel "Guerra e Paz" que Portinari criou para a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, entre 1952 e 1956.

Um dos temas mais presentes no trabalho de Portinari é a desigualdade social, sempre revelada no registro do cotidiano, como surge em "Grupo com homem doente" e "Menino morto". "Portinari era um 'cronista' que, ao invés de escrever, pintava as desigualdades, as efemérides", comenta o curador. "'Os Retirantes' é a realidade do Brasil - pessoas rumando para as grandes cidades em busca de melhores oportunidades. E muitas dessas obras continuam atuais porque ainda vivemos em um país marcado pela desigualdade". Fonte: http://www.caixacultural.com.br/

Não deixem de ver de perto essa belíssima exposição. A Caixa Cultural fica na Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro. A entrada é franca.

Comentários

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas